25/04/2019 12h13 - Atualizado em 25/04/2019 12h24

Roda de conversa e gincana para relembrar o Dia Mundial do Hemofílico

No próximo sábado (27), o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, realiza uma ação em evocação ao Dia Mundial do Hemofílico, lembrado no dia 17 de abril. O evento terá roda de conversa sobre terapia gênica e novos tratamentos, gincana entre as famílias dos pacientes e brincadeiras para crianças. A expectativa é que aproximadamente 100 pessoas participem da ação.

O Dia Mundial do Hemofílico foi instituído em 1989, como homenagem ao aniversário de Frank Schnabel, fundador da Federação Mundial de Hemofilia. O objetivo da instituição era criar, todos os anos, uma onda de mobilizações para desmistificar as causas, sintomas e dificuldades das pessoas que convivem com a doença.

 

Tratamento

Os portadores de hemofilia não possuem as proteínas responsáveis por estancar o sangue quando sofrem um corte, por exemplo, por isso sangram mais do que o normal. Nos quadros graves e moderados, os sangramentos repetem-se espontaneamente.

A doença não tem cura, mas o tratamento feito de forma adequada aumenta a qualidade de vida dos pacientes.

No Espírito Santo, 377 pessoas fazem tratamento no Hemoes, em Vitória, local de referência para atendimento a pessoas com hemofilia. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar especializada, incluindo enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico, dentista e hematologistas, sempre de segunda a sexta-feira.

O tratamento da hemofilia consiste na reposição de fatores da coagulação, que podem feitos de derivados do sangue e passam por diversos processos de inativação viral, ou produzidos por meio de uma tecnologia recombinante que não usa sangue como fonte de produção.

A medicação é fornecida pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Sangue e Hemoderivados, e é distribuída gratuitamente.

Essa dispensação ocorre no Hemoes Vitória e nos hemonúcleos em Colatina, São Mateus, Linhares e Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Serviço:

Dia Mundial da Hemofilia

Data: 27 de abril de 2019

Local: Hemoes - Av. Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória.

Horário: a partir das 9 horas

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard