21/12/2021 09h29

Saiba em quais situações o SAMU 192 deve ser acionado

O ano de 2021 foi marcado por importantes entregas do Governo do Espírito Santo à saúde capixaba e uma delas tem sido a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em todo o território capixaba, por meio do programa estadual “SAMU para todos”.

Com um novo serviço disponível à população, a Secretaria da Saúde (Sesa) listou os principais atendimentos prestados pelo SAMU 192 para que o cidadão saiba corretamente quando deve e para que acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município em que reside.

Segundo o Ministério da Saúde, os profissionais do SAMU 192 estão aptos a atender as seguintes ocorrências:

- Problemas cardiorrespiratórios (parada cardíaca; parada respiratória, mal súbito);

- Intoxicação exógena e envenenamento (overdose por medicamentos, por drogas ilícitas; ingestão de líquidos tóxicos);

- Queimaduras graves;

- Falta de ar (pessoa não consegue falar uma frase completa; ou lábios e dedos roxos);

- Na ocorrência de maus-tratos (agressão com múltiplas fraturas; espancamentos; estupros com lesões);

- Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

-Tentativas de suicídio em que houve dano à vida;

- Crises hipertensivas com sintomas cardíacos e ou de consciência e dores no peito de aparecimento súbito;

- Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

- Afogamentos;

- Choque elétrico com vítimas;

- Acidentes com produtos perigosos (uso de produtos inflamáveis que ocasione queimaduras ou intoxicações);

- Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

- Agressão por arma de fogo ou arma branca;

- Soterramento com vítimas, desabamento com vítimas;

- Crises Convulsivas repetidas;

- Engasgos (obstrui de forma que a pessoa não consiga falar; fica cianótica – cor azulada);

- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

O atendimento do SAMU 192 já se inicia a partir do chamado telefônico. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. “Ao ligar para o 192, o cidadão está acionando um recurso médico, em que este profissional atende o solicitante, avalia o quadro e dá orientações relacionadas ao caso, acionando o recurso adequado para a solicitação. Os chamados do SAMU 192 são classificados priorizando as situações de urgência e emergência com risco à vida”, explicou a coordenadora médica do Núcleo Especial de Regulação de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde, Sara Soares Lima.

Quando não chamar o SAMU 192:

Todas as situações que não se caracterize urgência ou emergência médica e que leve ao uso inadequado do recurso, como, por exemplo:

- Febre prolongada;

- Dores crônicas;

- Vômito e diarreia;

- Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;

- Transporte de óbito;

- Dor de dente;

- Transferência sem regulação médica prévia;

- Trocas de sonda;

- Corte com pouco sangramento,

- Entorses (luxações leves que não demandam socorro imediato);

- Cólicas renais;

- Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;

Sara Soares Lima pontuou que, nos casos apresentados acima e demais que não são caraterizados de urgência ou emergência, o paciente pode ser encaminhado à Unidade Básica de Saúde ou às Unidades de Pronto Atendimento mais próximos.

“Antes de solicitar, é sempre importante pensar ‘eu posso ajudar essa pessoa sem causar danos e o atendimento dela não requer urgência e emergência?’. Por exemplo, se tem uma pessoa na família com caso de vômito, diarreia e com limitações de cuidados. Se o cidadão, com a família, consegue encaminhá-la ao Pronto de Atendimento próximo, não há necessidade de ligar para acionar o SAMU 192. É importante compreender que o atendimento do SAMU é para casos de urgência e que possa levar à morte”, destacou a coordenadora. 

Trotes já são 17% das ligações recebidas pelo serviço

De acordo com dados da Coordenação do SAMU 192, de janeiro a novembro deste ano, os trotes representam 17% do total de ligações recebidas pelo serviço no Espírito Santo. São cerca de 96 mil ligações tidas como “brincadeiras”, que podem atrapalhar o dia a dia dos profissionais.

“Orientamos para que a população não utilize o recurso para brincar, porque é uma brincadeira de muito mau gosto. É pensar muito bem naquilo que estou fazendo, pois pode custar a vida de uma outra pessoa, que realmente precisa utilizar a linha e o serviço, isto é, o uso inadequado pode atrapalhar o uso para uma emergência daquilo que é preconizado em portaria do Ministério e da Secretaria da Saúde”, informou Sara Lima.

A coordenadora destacou ainda a importância de a população conhecer, de forma educativa, as possibilidades de atendimento do SAMU 192, especialmente nos 50 novos municípios que receberam o serviço em 2021. “Estamos nesse processo educativo do uso do SAMU 192 para que a população compreenda qual é o atendimento prestado, as orientações e o que não é de competência do serviço. Entender que, ao ver a ambulância no município, sabe-se que o recurso não está parado, mas pronto para um atendimento dentro do protocolo de urgência e emergência”, acrescentou Sara Lima.

SAMU 192 no Espírito Santo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima, após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar ao sofrimento, a sequelas ou até mesmo à morte.

É um serviço gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que funciona 24 horas, com prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado pela Central Estadual de Regulação de Urgência e Emergência.

No Espírito Santo, com o programa “SAMU para todos”, instituído no final de 2020, o Estado passou de 22 municípios com o serviço para 72, em 2021. Ampliando a cobertura de atendimento para mais de 96% da população capixaba.

De janeiro a novembro deste ano, segundo dados da Coordenação do SAMU 192, o serviço recebeu pouco mais de 550 mil ligações, das quais as principais foram relacionadas a acidentes de trânsito; quedas; Covid-19; mal súbito e convulsão.

 

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