28/04/2022 13h00

Saiba quando procurar o Hospital Estadual de Urgência e Emergência 'São Lucas'

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, é, atualmente, o maior hospital público de porta aberta do Espírito Santo, atendendo pacientes não somente da Grande Vitória, como também do interior do Estado. Com uma média de 7.800 atendimentos por mês, sua atuação é voltada, como o próprio nome sugere, para casos de urgência e emergência, sendo o principal hospital para o atendimento às demandas do SAMU 192, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer). Em virtude da sua importância ao Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, saiba em quais momentos se deve procurar o atendimento nesta unidade.

O hospital é referência para traumas de média e alta complexidade nas especialidades de Ortopedia, Neurocirurgia, Cirurgia vascular, Cirurgia geral, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia torácica, Clínica médica e Intensivista. Oferece, ainda, outras especialidades de suporte, nas áreas de Infectologia, Hematologia, Cirurgia plástica, Cardiologia e Nefrologia.

A diretora-geral do São Lucas, Cynthia Milanez, explica que o Pronto-Socorro é indicado para atender pessoas com quadros graves de saúde, que precisam de cuidados de urgência e emergência. Ela chama atenção da população para as prioridades de atendimentos e para as demais estruturas de saúde SUS.

Cynthia Milanez reforça que quando os pacientes apresentam casos pouco urgentes ou não urgentes de clínica médica – de acordo com a classificação de risco – os locais mais adequados e indicados são os Prontos Atendimentos ou as Unidades Básicas de Saúde. Entretanto, casos pouco urgentes agudos, desde que sejam traumas, também são atendidos no “São Lucas”.

“Reiteramos o perfil do hospital para os casos de urgência e emergência, porém não deixamos de acolher e orientar nenhum paciente, e todos que procuram atendimento no Hospital Estadual de Urgência e Emergência são atendidos pela recepção, assistência social, médicos, enfermeiros e por toda a equipe, que busca sempre a humanização e excelência na prestação do atendimento médico”, disse.

Além disso, de forma a trazer ainda mais benefícios aos usuários, o hospital passou por uma importante ampliação em sua estrutura, com benefícios diretos na melhoria do fluxo dos pacientes e acompanhantes.

Em março de 2021, por exemplo, foi inaugurada a instalação anexa ao prédio principal, com acesso pela Avenida Beira-Mar, para acolher visitantes e acompanhantes, e para saída dos pacientes quando recebem alta médica. Em novembro do mesmo ano, a entrada de pacientes de remoção da urgência e emergência foi direcionada também para o novo prédio, como explicou o diretor técnico do hospital, o médico Alexandre Bittencourt.

“Quanto ao acesso ao ambulatório, não houve mudança, permanece sendo feita pela rua lateral, a Desembargador José Vicente, no bairro Forte São João. Da mesma forma, a demanda espontânea ao Pronto-Socorro do hospital, representada por aquele paciente que vem por conta própria, continua sendo recebida pela entrada na rua lateral (ao lado do ambulatório). Com a separação do fluxo do Pronto-Socorro, garantimos um atendimento mais rápido e reservado aos pacientes de remoção, com acesso bem próximo às salas de choque e de trauma, não interferindo no atendimento aos pacientes de menor complexidade e na rotina do ambulatório”, ressaltou Bittencourt.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"

Rayza Fontes

imprensa@heue.aebes.com.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard