08/11/2023 17h45 - Atualizado em 08/11/2023 18h03

SAMU 192: 31 ambulâncias adquiridas pelo Governo são entregues no sul do Estado

Uma solenidade realizada no município de Mimoso do Sul, nessa segunda-feira (06), marcou a entrega de 31 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) às bases descentralizadas dos 26 municípios da região sul capixaba. Os veículos foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa).

O evento teve a presença do subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde da Sesa, Gleikson Barbosa, e do superintendente da Regional Sul de Saúde, Márcio Clayton da Silva, além de prefeitos, secretários municipais de Saúde e membros das bases descentralizadas dos municípios contemplados e representantes do Consórcio gestor do SAMU 192 na região sul (CIM Sul).

“O SAMU 192 assumiu um protagonismo em sua expansão e, com isso, garantiu a ampliação do acesso ao serviço. Essas entregas são mais um avanço do Governo do Estado na região sul e representam parte de um expressivo investimento na renovação de 100% da frota do SAMU 192 no Espírito Santo”, destacou o subsecretário Gleikson Barbosa.

“Com mais essas importantes aquisições, o Governo do Estado reafirma seu compromisso também com toda a população sulina, que será diretamente beneficiada com as novas ambulâncias. Enfim, são melhorias muito bem-vindas para a nossa rede de urgência e emergência”, reforçou, em sua fala, o superintendente Márcio Clayton.

Investimento superior a R$ 44 milhões

Ao todo, o Governo do Espírito Santo comprou 130 novas ambulâncias para o SAMU 192, sendo 108 Unidades de Ambulâncias de Suporte Básico (USB) e 22 Unidades de Ambulâncias de Suporte Avançado (USA), com um investimento de R$ 44.631.922,46. Os veículos estão sendo distribuídos às gestões responsáveis pela operacionalização do SAMU nos 78 municípios capixabas.

As novas ambulâncias substituirão a frota locada por parte dos Consórcios gestores do SAMU 192 nas regiões de expansão (CIM Norte, CIM Polinorte, CIM Sul e CIM Noroeste) e a substituição das unidades na Região Metropolitana, de gestão da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (SMCV).

O Espírito Santo conta com 100% de cobertura do SAMU 192, com bases em todos os municípios, e somou, em 2022, 120.967 chamados regulados pela Central de Regulação do serviço em todo o Estado. A ampliação do serviço teve início em 2019, com a instituição da Política Estadual para a Rede de Urgência e Emergência – Componente Serviço Móvel de Urgência – SAMU, denominado “SAMU para todos”, por meio do Decreto Nº 4.548, de 13 de dezembro de 2019.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo / Luciana Almeida

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde

Felipe Bezerra