16/05/2018 15h55 - Atualizado em 16/05/2018 15h57

SAMU 192 recebe 10 novas ambulâncias

Nesta quarta-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou 10 novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) que serão destinadas à renovação da frota. Os veículos foram enviados pelo Ministério da Saúde e serão renovados de acordo com a necessidade, podendo ser Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA).

“Em fevereiro deste ano, foram entregues oito ambulâncias, totalizando 18 novas ambulâncias para garantir o atendimento à população em uma frota mais moderna”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

Atualmente, o Samu 192 conta com uma frota de 31  ambulâncias, atua em 18 municípios, abrangendo um total de 2,21 milhões de pessoas, o que representa uma cobertura de 56% da população capixaba.

Municípios atendidos

No Espírito Santo, o Samu 192 atende em Vitória, Vila Velha, Serra, Fundão, Cariacica, Viana, Guarapari, Piúma, Anchieta, Marechal Floriano, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Itaguaçu, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Itarana.

 
Expansão

O Governo do Estado vai ampliar o acesso da população ao Samu 192. O serviço será oferecido em mais quatro municípios: Laranja da Terra, Ibatiba, Conceição do Castelo e Santa Leopoldina. Somente nesta área a cobertura será de 63.172 pessoas. Cada município receberá uma Unidade de Suporte Básico (USB). Com a expansão, serão 2,28 milhões de pessoas atendidas, uma cobertura de 58% da população do Estado.

Além da expansão, o Governo também vai melhorar o atendimento para o município de Domingos Martins. Atualmente, a população é atendida com a ambulância que está localizada em Marechal Floriano. Com o objetivo de diminuir o tempo-resposta dos atendimentos, Domingos Martins contará com uma Unidade de Suporte Avançada, UTI móvel.

A contrapartida dos municípios será disponibilizar a infraestrutura padronizada das bases descentralizadas, que deverão estar estrategicamente localizadas, de forma a contemplar os atendimentos da região.


Como funciona?

O atendimento do Samu 192 começa a partir do chamado telefônico. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por Telefonistas Auxiliares de Regulação Médica, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.  As ambulâncias são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo entre os chamados da população, o atendimento pré-hospitalar e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência como pronto-atendimentos e hospitais.

 
Quando acionar?

- Parada cardiorrespiratória; Dor forte no peito (infarto); Dificuldade de respirar/engasgo; Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame); Intoxicação (envenenamento); Queimadura grave; Choque elétrico;
Acidente de trânsito com vítima; Queda grave e fratura; Afogamento;  Surto psiquiátrico; Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;  Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard