23/04/2020 13h08 - Atualizado em 27/08/2020 14h39

Samu 192 vai atender mais cinco municípios das regiões Serrana e do Caparaó

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, na manhã desta quinta-feira (23), a expansão do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) para mais cinco municípios capixabas: Santa Leopoldina, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Ibatiba e Domingos Martins. Este último passa a ter uma base e ambulância próprias. Foram entregues cinco ambulâncias, quatro de Unidades de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado.

A medida deve beneficiar cerca de 100 mil pessoas, que passarão a ser atendidas pelo Samu a partir desta quinta, com equipes já nas bases. O serviço de urgência e emergência cobre agora 56% da população do Espírito Santo.

Casagrande celebrou a expansão dos serviços, principalmente, no momento que atravessamos.  “É um serviço público de saúde para que possamos dar segurança aos nossos capixabas, especialmente nesta hora emque enfrentamos uma pandemia, quando o atendimento necessita ser mais rápido. Também é importante quando temos profissionais treinados e qualificados para atender a população. É muito bom poder dar esse passo para a melhoria da saúde pública do nosso Estado”, apontou.

A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta e teve a presença de poucas pessoas, seguindo a recomendação das autoridades de saúde para evitar aglomerações. Estiveram presentes os prefeitos dos municípios contemplados: Vavá Coutinho (Santa Leopoldina); Christiano Spadetto (Conceição do Castelo); JosafáStorch (Laranja da Terra); Luciano Pingo (Ibatiba); e WanzeteKruger (Domingos Martins), além do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; e da coordenadora geral do Samu 192, Julianna Vaillant Louzada Oliveira.

Durante sua fala, o governador também frisou a importância do trabalho dos municípios no combate ao novo Coronavírus (Covid-19). “Esses cinco municípios estão hoje no risco baixo e moderado e, para assim permanecerem, têm que ter um acompanhamento da equipe de saúde de cada município. Se for para o risco alto já temos que impor restrições. Por isso, é bom que a gente compreenda a importância de um acompanhamento na base, nas comunidades e que o município possa ajudar nesse combate ao coronavírus”, afirmou Casagrande.

Com a expansão do serviço, o Governo do Estado visa a oferecer um atendimento pré-hospitalar móvel no menor tempo possível para a população desses municípios, reduzindo o índice de sequelas e de mortalidade nas situações em que o socorro for acionado. Outro benefício é o encaminhamento desses pacientes para o hospital de referência mais próximo, de acordo com a complexidade do agravo.

O Samu é um serviço de socorro gratuito, que funciona 24 horas ininterruptas, por meio da prestação de orientações e do envio de ambulâncias e equipes capacitadas para realização do atendimento. É um componente assistencial essencial na Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE). O serviço pode ser acionado gratuitamente pelo telefone 192.

Cenário atual do Samu 192 no Espírito Santo

O SAMU 192 foi implantado no Espírito Santo em 2005 por meio de convênio firmado entre a Secretaria da Saúde e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

No Espírito Santo, a área de abrangência atual do SAMU 192 é todos os municípios da Região de Saúde Metropolitana (20) e dois municípios da Região Sul (Anchieta e Piúma), o que corresponde a 22 municípios. Em termos populacionais, 57,2% da população é assistida pelo serviço.

Além das unidades terrestres móveis de suporte básico e avançado, o Samu conta também com o apoio do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAER) para o resgate aeromédico, em parceria com a Secretaria da Casa Militar.

Aproximadamente 80% do custeamento são mantidos com recursos próprios e apenas 20% com recursos federais. A participação dos municípios na manutenção do Samu 192 limita-se ao custeio das despesas de utilização e conservação das bases municipais.

Quando acionar o Samu 192

- Parada cardiorrespiratória;

- Dor bem forte no peito (infarto);

- Dificuldade de respirar/engasgo;

- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);

- Intoxicação (envenenamento);

- Queimadura grave;

- Choque elétrico;

- Acidente de trânsito com vítima;

- Queda grave e fratura;

- Afogamento;

- Surto psiquiátrico;

- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;

- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.

Informações à imprensa
: