25/03/2021 14h41

SAMU para Todos: municípios da Região Sul de Saúde participam de oficina

Municípios contemplados na Região Sul de Saúde para a implementação dos do Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) no programa estadual “Samu para Todos” participaram, nessa quarta-feira (24), da etapa de ativação com a oficina “Regulação de urgência e responsabilidades dos entes municipais e estaduais”, em Jerônimo Monteiro.

Segundo o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa, considerando o cenário atual da pandemia do novo Coronavírus e as medidas de restrição no Estado, a oficina é uma etapa fundamental e precisa para que o SAMU 192 possa efetivamente iniciar seu trabalho na região sul.

“A efetivação do SAMU 192 na região irá nos auxiliar ainda mais na garantia de leitos aos casos graves da Covid-19 no Estado, e esta etapa, da oficina de Regulação de Urgência é necessária e imprescindível para compartilharmos mais conhecimentos e tirar dúvidas. É um treinamento em saúde, uma atividade essencial e que ocorreu seguindo todas as medidas de segurança sanitária”, informou o subsecretário.

Participaram do evento diretores técnicos dos serviços de Pronto-Atendimento e hospitais de pequeno porte e representantes municipais de Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Muniz Freire e Vargem Alta contemplados pelo Consórcio CIM Polo Sul.

Para esta oficina, foram tratados assuntos referentes às normativas, princípios e fluxos a respeito da regulação de urgências e sobre as responsabilidades estaduais e municipais nos pontos de atenção da rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE). E também contou a presença de representantes da Secretaria da Saúde (Sesa), da superintendência regional de Cachoeiro de Itapemirim e do consórcio.

Municípios participam de webtreinamento para cadastro

Ainda nessa terça-feira (23), seguindo a agenda para implementação do serviço do SAMU 192 na região Sul de Saúde, técnicos dos  municípios participaram de treinamento para operacionalização de cadastro, que ocorreu em formato on-line.

“Foi um webtreinamento sobre cadastros das bases descentralizadas e unidades móveis do SAMU 192, uma vez que a gestão das ambulâncias será dos municípios, e precisamos orientar como se operacionaliza o cadastro para habilitar e receber o recurso do Ministério da Saúde”, informou o chefe do Núcleo Especial de Cadastramento, Habilitação e Controle da Produção Assistencial, da Secretaria da Saúde, Rodrigo de Queiroz Faria, que ministrou o treinamento.

Além da presença dos representantes dos municípios e de profissionais da Sesa, participaram também representantes do Consórcio CIM Polo Sul e de referências regionais da rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE).

SAMU para Todos

O Governo do Estado instituiu em 2019, por meio do Decreto Nº 4548-R, a política estadual para a Rede de Urgência e Emergência, do componente Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192), denominada de “SAMU para todos”.

O “SAMU para todos” é uma estratégia de fortalecimento da regionalização e municipalização do Sistema Único de Saúde com ampliação da governança e coparticipação tripartite da expansão do SAMU 192 para todo o território do Espírito Santo.

Atualmente, o Programa se encontra em ampla difusão, com a inclusão de mais 18 municípios capixabas em 2021, levando a atuação do SAMU 192 a 40 cidades do Estado, em uma cobertura 75,21% da população.

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais