11/10/2017 10h28 - Atualizado em 11/10/2017 10h29

Samu passa a atender em Itarana

A população de Itarana, cidade da região noroeste do Espírito Santo, passa a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A cidade possui 10.881 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e agora poderá acionar as equipes de emergência em caso de urgências por meio do telefone 192.

O Samu 192 atende a casos de parada cardiorrespiratória, infarto, engasgo, derrame, queimaduras graves, acidentes de trânsito, entre outros.

A subsecretária de Estado da Saúde, Engre Tenório, explicou que os moradores da cidade que precisarem do atendimento agora podem ligar gratuitamente para o 192, e o médico regulador fará a triagem para encaminhar o socorro conforme a necessidade. “A partir de agora a população liga de forma gratuita para o 192 de qualquer lugar da cidade, e a central irá fazer a regulação, acolhendo o pedido conforme a necessidade. É um avanço no serviço”, disse.

A subsecretária ainda explicou que a base do Samu 192 vai permanecer na cidade de Itaguaçu, que fica cerca de 13 quilômetros de distância, e que o investimento para a ampliação do serviço na região é apenas em insumos (combustíveis, manutenção e materiais).

“A base permanece em Itaguaçu, mas agora as equipes irão atender prioritariamente a população dos dois municípios. No entanto, em caso de grande necessidade, a unidade poderá ser deslocada para outros locais”, destacou.

 

Quando acionar o Samu 192

- Parada cardiorrespiratória;

- Dor bem forte no peito (infarto);

- Dificuldade de respirar/engasgo;

- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);

- Intoxicação (envenenamento);

- Queimadura grave;

- Choque elétrico;

- Acidente de trânsito com vítima;

- Queda grave e fratura;

- Afogamento;

- Surto psiquiátrico;

- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;

- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.

 

Saiba mais

Municípios atendidos pelo Samu 192: Vitória, Vila Velha, Serra, Fundão, Cariacica, Viana, Guarapari, Piúma, Anchieta, Marechal Floriano, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Itaguaçu, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Itarana.

 

Como funciona o SAMU 192?

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por Telefonistas Auxiliares de Regulação Médica, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.          

As ambulâncias são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo entre os chamados da população, o atendimento pré-hospitalar e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência como pronto-atendimentos e hospitais.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard