21/04/2025 12h00 - Atualizado em 22/04/2025 12h00

São Gabriel da Palha e Mantenópolis inauguram salas de teleconsulta na Região Central de Saúde

Os municípios de São Gabriel da Palha e Mantenópolis, na Região Central de Saúde, inauguraram novas salas de teleconsultas, ampliando o acesso da população à saúde especializada com mais agilidade e qualidade no atendimento.

A cidade de São Gabriel da Palha foi a primeira a inaugurar, na última terça-feira (15), com a oferta de teleconsultas na especialidade de Dermatologia. Já Mantenópolis deu início ao serviço na quarta-feira (16), com atendimentos em Ortopedia.

Para o prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha, a nova estrutura representa um marco para a saúde local. “Estamos trazendo mais praticidade e qualidade de atendimento para toda a população. Mudamos a história da nossa saúde”, afirmou.

O prefeito de Mantenópolis, Lúcio Marques, também destacou a importância da iniciativa. “É uma conquista importante para a saúde pública do nosso município. Um momento histórico que marca uma nova fase de cuidado com a nossa população. Um avanço que une tecnologia, compromisso e responsabilidade social para garantir mais acesso, agilidade e qualidade no atendimento médico. Sabemos que, numa cidade do interior, a distância e a limitação de especialidades são desafios constantes. Pensando nisso, investimos nesse projeto que hoje se concretiza”, declarou.

A superintendente da Região Central de Saúde, Kamila Roldi, reforçou que as salas de teleconsulta contribuem diretamente para a regionalização do atendimento e fortalecimento da rede. “A teleconsulta é um avanço essencial para garantir o acesso ágil e eficiente a especialidades médicas. Além de facilitar o atendimento e reduzir deslocamentos desnecessários, o serviço contribui para diminuir o absenteísmo dos pacientes e otimizar o transporte sanitário, garantindo mais eficiência ao sistema de saúde”, destacou.

Usuários aprovam

Os primeiros atendimentos realizados em Mantenópolis já demonstraram a aprovação da população. A usuária Francielly de Souza elogiou a praticidade da consulta. “Gostei da consulta, é muito mais prático para a gente que não tem condições de ir mais longe para ser atendido. A médica foi bem atenciosa. Agora é aguardar o retorno e continuar o tratamento”.

Também de Mantenópolis, Hygor Gonçalves avaliou positivamente o serviço: “Gostei. Muito rápido e prático. Fui bem atendido, sem precisar sair da cidade. Achei muito bom ter esse tipo de consulta aqui, facilita bastante pra gente”.

Como funciona o acesso à teleconsulta

O procedimento segue o fluxo habitual do Sistema Único de Saúde (SUS): as unidades básicas de saúde solicitam a consulta com o especialista, e o agendamento é feito por meio da Regulação Estadual. No dia marcado, o paciente comparece à sala de teleconsulta, equipada com computador e conexão segura, para realizar a consulta por vídeo, sempre com o acompanhamento de um profissional de saúde.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Central de Saúde

Eduardo Candeias

carloscandeias@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard