16/08/2023 16h22 - Atualizado em 16/08/2023 16h23

Saúde capacita técnicos e agentes de controle de endemias no sul do Espírito Santo

Técnicos municipais e agentes de controle de endemias do sul capixaba participaram de uma capacitação promovida pela Secretaria da Saúde (Sesa), na última semana. A Superintendência Regional Sul de Saúde (SRSCI) realizou o treinamento entre os dias 07 e 11 de agosto, com profissionais dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.

O encontro foi ministrado pela referência técnica do Núcleo de Entomologia e Malacologia do Espírito Santo (Nemes/Sesa), Max Coelho. Posteriormente, a capacitação será ofertada aos demais 22 municípios do sul capixaba.

O conteúdo programático incluiu conhecimentos teóricos para visita domiciliar (abordagem ao morador, técnicas de pesquisa larvária, de eliminação de depósitos e de tratamento focal, entre outras), noções sobre vetores transmissores de arboviroses e também a prática de campo.

Além dessas atividades, os participantes da capacitação também desenvolveram dinâmicas lúdicas relacionadas ao combate à dengue, como programa de rádio, teatro de fantoche, paródia musical e encenação de visita domiciliar.

“A intenção foi estimular a criatividade e exercitar o lado educacional desses profissionais”, explicou Max Coelho. Ele acrescentou que, em conformidade com o Ministério da Saúde (MS), a Sesa oferta periodicamente esse treinamento, com o objetivo de aperfeiçoar, cada vez mais, as ações de controle de endemias no Estado.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde

Felipe Bezerra