08/03/2021 08h00

Saúde da mulher em tempos de pandemia da Covid-19

Foto: Foto Arquivo/2019
Mulher realiza consulta médica no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Em tempos de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os cuidados à saúde de modo integral ganham ainda mais importância, e para as mulheres não seria diferente. Só no Espírito Santo, cerca de 54% dos casos confirmados da Covid-19 são de mulheres.

Nesta segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o médico e referência da Área Técnica de Saúde da Mulher, da Secretaria da Saúde (Sesa), Ary Célio de Oliveira, lembra a importância da data para que as mulheres possam refletir sobre a sua saúde.

“Neste Dia Internacional da Mulher, de toda a simbologia que ele traz, é válido também fazer a reflexão sobre os cuidados que as mulheres têm tido com a sua própria saúde. Em tempos de pandemia da Covid-19, as mulheres devem manter o cuidado integral, fazendo os exames rotineiros e os preventivos”, disse.

Segundo o profissional, é essencial que as mulheres tenham um estilo de vida saudável, mesmo com a mudança de rotina trazida pela pandemia. “Ter um tempo para manter as atividades físicas é essencial, pois faz bem à saúde mental. Manter uma alimentação equilibrada também”.

 

Dados mulheres e Covid-19 no Estado

Segundo dados do Painel Covid-19 desta sexta-feira (05), dos 331.328 mil confirmados, 178.978 mil são mulheres. Desse total, foram confirmados 2.861 óbitos, cerca de 44% do total de óbitos do Estado.

A faixa etária mais acometida pela Covid-19 entre as mulheres é de 30 a 39 anos, com 43.858 mil casos confirmados. Já as comorbidades mais comuns são de cardiológicas (27.831), diabetes (10.352) e pulmão (5.350).

 

Agenda de Resposta Rápida

A Secretaria da Saúde construiu, ainda em 2020, a Agenda de Resposta Rápida para a Atenção Primária em Saúde no enfrentamento à Covid-19, com orientações e reposicionamento da APS durante o enfrentamento do novo Coronavírus.

Entre os assuntos abordados, tem-se a orientação à Saúde da Mulher, feita em vídeo pelo médico Ary Célio de Oliveira.

Para acessar a agenda, clique neste link.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais

asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard