13/05/2024 13h10 - Atualizado em 13/05/2024 14h45

Saúde homenageia os profissionais de Enfermagem

Neste domingo, 12 de maio, foi celebrado o Dia Internacional da Enfermagem, uma ocasião para parabenizar e celebrar a importância desses profissionais essenciais para a sociedade. A Secretaria da Saúde (Sesa) se une às homenagens, parabenizando e agradecendo a todos os profissionais da área pelo incansável trabalho em prol do bem-estar e da saúde da população capixaba.

A Enfermagem desempenha um papel crucial no cuidado com a saúde das pessoas, trabalhando em conjunto com equipes multiprofissionais para garantir o acesso e a qualidade aos serviços de saúde. Este dia é uma oportunidade para destacar a dedicação, competência e habilidades dos enfermeiros, enfermeiras e técnicos de Enfermagem, que enfrentam os desafios contemporâneos da saúde com resiliência e comprometimento.

Aproveitando a data, a Secretaria da Saúde conta algumas das histórias inspiradoras dos profissionais de Enfermagem:

Generosidade, empatia e amor

Entre os muitos profissionais que atuam no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, a história da Hilivane Marins Soares, uma técnica de enfermagem de 41 anos, que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) desde 2015, serve de inspiração.

Sua jornada tomou um rumo extraordinário em 2017, quando uma criança nasceu na Maternidade do hospital com diagnóstico de meningomielocele e hidrocefalia, sendo abandonada pela mãe. Foi sob os cuidados amorosos de Hilivane e da equipe que essa criança encontrou conforto e esperança nos primeiros dias de vida.

Hilivane e seu esposo decidiram adotar a criança, o menino Daniel, e desde então, ela se dedica incansavelmente ao seu cuidado, mesmo diante de inúmeras cirurgias e desafios. Sua história destaca o verdadeiro significado da enfermagem, indo além do tratamento de doenças para oferecer cuidado, esperança e amor. Hilivane é uma fonte de inspiração para colegas e comunidade, representando todos os profissionais de enfermagem que iluminam o mundo com sua dedicação incansável.

Coragem e determinação

A técnica de enfermagem Ilma Alípio Ferreira é dona de uma inspiradora história de determinação e superação. Apaixonada pela profissão desde sua infância, ela enfrentou desafios significativos em sua jornada para realizar seu sonho de trabalhar em um hospital. Aos 43 anos, e sem emprego em sua terra natal, Sobrado, distrito de Pinheiros no Espírito Santo, Ilma decidiu buscar oportunidades em Vitória, onde encontrou um lar e emprego no Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’.

Sua trajetória não foi fácil. Para conseguir estudar e se profissionalizar, ela teve que morar de favor na casa de um familiar e trabalhar como cuidadora para custear seu curso de Técnico em  Enfermagem. Mesmo com saudades da família e os desafios da vida longe da sua origem, Ilma perseverou, impulsionada por sua fé e pelo apoio das pessoas que encontrou em seu caminho.

Com o diploma em mãos, Ilma realizou seu sonho de trabalhar e hoje encontra a felicidade ao cuidar dos pacientes com carinho e dedicação. Determinada a continuar crescendo profissionalmente, Ilma planeja se especializar através de cursos, aprimorando suas habilidades.

Transformação por meio da Enfermagem

A jornada de Rosilene Lima, servidora do Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HEDS) na Serra, é um testemunho do poder da Enfermagem de transformar não só os pacientes, mas também aqueles que escolhem dedicar suas vidas a esta nobre profissão. A enfermeira sempre teve o desejo de servir e proteger, por isso, estudou para ser policial, mesmo que isso despertasse a preocupação de sua mãe pelos riscos que essa profissão traz.

Durante o estágio no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, Rosilene teve um encontro revelador com policiais da área da saúde, vestidos de branco, que lhe mostraram uma nova oportunidade: ser policial sem se expor aos riscos do trabalho nas ruas, que tanto preocupava a família.

Com a descoberta de que poderia unir sua vocação de servir à comunidade com a segurança da área da saúde, Rosilene mergulhou no mundo da Enfermagem. O estudo e a prática da enfermagem rapidamente se tornaram mais do que uma profissão; transformaram-se em uma paixão, uma vocação.

Ligação para toda a vida

O trabalho do enfermeiro é muito simbólico. Além do apoio e auxílio que eles prestam para as equipes médicas, eles são os responsáveis por cuidar diretamente do paciente durante o tratamento da enfermidade e também depois, na fase de recuperação. Essa proximidade no dia a dia que cria uma ligação que muitas vezes é levada para a vida toda.

Foi por meio desse laço que a Kleidiane Krause, mãe do Krysthyan, fez questão de homenagear a Equipe de Enfermagem do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) que cuidou tão bem do filho quando ele tinha apenas 12 dias de vida e estava sofrendo com doenças respiratórias.

Na época, o recém-nascido foi transferido de um hospital do interior para o Himaba com o diagnóstico de pneumonia. No Hospital Infantil, foi identificado que Krysthyan tinha um problema na órbita CIA (comunicação interatrial) e CIV (comunicação interventricular). Ele foi operado e permaneceu por meses no hospital, fortalecendo essa ligação entre Krause e os enfermeiros.

”Sou muito grata pela Enfermagem do Himaba e os levo como amigos até hoje. Tive muita atenção também dos médicos, cardiologistas e pediatras. Amo todos eles! Tanto os médicos, quanto os enfermeiros nos tratavam muito bem e tinham carinho pelo meu filho. Nos falamos até hoje e eles nos acompanham. Para todos nós, é emocionante vê-lo bem. Só tenho muita gratidão ao trabalho realizado pelos enfermeiros do Himaba na vida do meu filho”, relatou.

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br