07/02/2025 16h07 - Atualizado em 08/02/2025 08h00

Saúde inicia atendimentos médicos por meio de teleconsultas no CRE Metropolitano neste sábado (08)

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, oferta, neste sábado (08), consultas e exames para pacientes agendados em diferentes especialidades, por meio do Programa de Redução do Tempo de Espera de Procedimentos.

A novidade desta ação é que os pacientes serão atendidos pela primeira vez por meio de teleconsultas, além das consultas tradicionais que já fazem parte da rotina.

Neste sábado (08), em teleconsultas, serão disponibilizadas 60 em Cardiologia Adulto, 72 em Psiquiatria Adulto e 18 em Ortopedia Pediatria, num total de 150. Em consultas serão ofertadas um total de 400, nas seguintes especialidades: Cardiologia, Urologia, Nefrologia, Otorrinolaringologia, Angiologia, Hematologia, Endocrinologia, Geriatria, Oftalmologia e Campimetria. Todos agendamentos seguem a ordem do Sistema Estadual de Regulação.

Só pelo CRE Metropolitano, este ano, serão disponibilizadas mais de 265 mil teleconsultas, recurso advindo do pacote anunciado pelo Governo do Estado, em dezembro passado, de 1,25 milhão de consultas e 670 mil exames especializados para todo o Estado em 2025, um investimento de R$ 14,46 milhões.

Democratização da saúde

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, explica que, embora os pacientes da Regional Metropolitana de Saúde, que contempla 23 municípios, ainda necessitem se deslocar ao CRE Metropolitano para realizar o atendimento via teleconsulta, a ideia é que cada município disponibilize uma sala própria de teleconsulta.

“Já estamos trabalhando nesse sentido. Esse investimento do Governo é muito importante, não só como forma de diminuir o tempo de espera por um procedimento especializado, mas inclusive contribuindo para zerar filas de algumas especialidades médicas. O objetivo é proporcionar cada vez mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes, já que não será mais necessário, com algumas exceções, o seu deslocamento. Essa nova modalidade de atendimento a distância no SUS capixaba, tenho certeza, já é sucesso”, ressalta o secretário Tyago Hoffmann.

O superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Alexsandro Vimercati, afirma que o modelo de atendimento por teleconsulta vem se consolidando cada vez mais no mundo. “São muitos os benefícios e o maior deles, com certeza, é a democratização da saúde, a partir da facilitação do acesso do paciente a um atendimento médico especializado que ele está necessitando. A partir do momento que cada um dos 23 municípios da Regional Metropolitana de Saúde aderir a uma sala de teleconsulta, isso evitará o deslocamento do paciente. Hoje, muitos chegam aqui ainda de madrugada e só voltam para casa no final da tarde”, lembra Vimercati.

No CRE Metropolitano, estão sendo disponibilizadas dez salas para teleconsultas, cinco fixas e cinco híbridas, totalmente equipadas para que a teleconsulta ocorra de acordo com a expectativa do médico e do paciente.

“É importante o comprometimento dos pacientes quando confirmam por telefone a presença na consulta ou na teleconsulta, para que não faltem, pois isso tira a oportunidade do outro usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que está aguardando a sua vez no Sistema de Regulação, de receber o atendimento. É primordial que caso o paciente agendado não possa comparecer, que nos contate para que possamos reagendá-lo e abrir a vaga ao próximo dentro da especialidade médica solicitada”, salienta o superintendente. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Rachel Martins
rachelmartins@saude.es.gov.br

 

 

 

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