04/08/2025 09h30 - Atualizado em 04/08/2025 12h21

Saúde inicia serviço que leva as teleconsultas aos domicílios de usuários do SUS

Em uma iniciativa inédita no Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa) deu início a um novo serviço que visa ampliar e qualificar o acesso à saúde especializada por meio das teleconsultas, que é leva-las ao domicílio de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O novo serviço, voltado às pessoas acamadas, teve início na última quinta-feira (31), em Linhares.

“A teleconsulta é uma ferramenta poderosa para democratizar o acesso ao especialista. Com o atendimento domiciliar, damos um passo além, aproximando ainda mais os serviços do cidadão. Nosso objetivo é que esse modelo chegue a todos os municípios do Estado”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann sobre a novidade.

A fim de reforçar o compromisso da Sesa em ofertar o cuidado humanizado e acessível, a primeira teleconsulta domiciliar foi realizada com uma paciente de 12 anos, a Laysa Claudino, que é acamada devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) aos cinco meses de vida. Ela recebeu o atendimento em neuropediatria. O novo serviço está sendo implementado pela Superintendência Regional Central de Saúde e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Linhares.

Para receber o serviço em domicílio, a equipe do serviço de saúde municipal referência no atendimento de teleconsulta da cidade leva os equipamentos técnicos necessários, como computador, câmera e até impressora, utilizada para impressão da receita médica. Além disso, os pacientes são acompanhados por um profissional de saúde durante a consulta em casa. A identificação do paciente acamado é feita pela Atenção Primária à Saúde (APS) do município.

Para a mãe de Laysa, Alessandra Santos Claudiano, a novidade vem para somar nos cuidados da filha. “Em casa a consulta é mais cômoda e confortável. Antes, era preciso solicitar uma ambulância para levá-la. Amamos receber a equipe aqui. Essa inovação com a teleconsulta vai abençoar muitas famílias que têm entes queridos acamados”, disse.

Segundo a superintendente regional de Saúde de Colatina, Kamila Roldi, novas iniciativas serão realizadas na Região Central de Saúde para consolidação do serviço. “Esse é um marco importante para a nossa região e para o Espírito Santo. Ampliar o acesso, levando atendimento especializado até a casa do paciente, é uma forma concreta de garantir dignidade, equidade e cuidado a quem mais precisa”.

O acesso às teleconsultas segue o fluxo habitual do Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades básicas de saúde solicitam a consulta especializada, que é agendada pela Regulação Estadual. Além disso, é importante que o cidadão mantenha os dados cadastrais no sistema do SUS atualizados, para ser informado sobre a marcação da teleconsulta. No Estado, essa atualização pode ser feita no Portal Integra Saúde no link https://integra.saude.es.gov.br

Teleconsultas no Espírito Santo

As teleconsultas vêm se consolidando como uma importante ferramenta na garantia do acesso ao cuidado. No Espírito Santo, o Governo do Estado, por meio da Sesa, concluiu a implementação do serviço em 19 especialidades médicas, atendendo os 78 municípios capixabas neste primeiro semestre. O projeto, iniciado em janeiro deste ano e implementado gradualmente, já alcançou mais de 20 mil usuários.

A teleconsulta é uma consulta médica realizada remotamente, utilizando tecnologias digitais, como videochamadas ou plataformas on-line, para conectar pacientes e profissionais de saúde. No Estado, elas são realizadas em serviços de saúde referenciados por cada município e contam com o acompanhamento de um profissional de enfermagem para dar suporte ao paciente durante a consulta.

O serviço segue o fluxo habitual do Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades básicas de saúde solicitam a consulta especializada, que é agendada pela Regulação Estadual. No dia marcado, o paciente comparece à sala de teleconsulta, um espaço equipado com computador, câmera e conexão segura, onde realiza a consulta por vídeo com o médico especialista, acompanhado por um profissional de saúde local. Em casos específicos, pode ser autorizada a realização da consulta diretamente no domicílio, com o acompanhamento de um profissional da equipe local de saúde.

Atualização do cadastro no Integra Saúde

Para o cidadão ser informado adequadamente da marcação de sua consulta, é importante que mantenha atualizado o seu cadastro no sistema do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para isso, basta acessar o Portal Integra Saúde no link https://integra.saude.es.gov.br

O usuário é direcionado ao Gov.br, onde é só colocar o login e a senha cadastrados (caso não tenha feito o cadastro no Gov.br é só realizar). Em seguida, ele é direcionado ao Integra. Na coluna, à esquerda, é só clicar em “Meu Perfil” e colocar as informações que estão desatualizadas.


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