26/01/2023 15h10 - Atualizado em 26/01/2023 15h21

Saúde presta assistência ao município de Mimoso do Sul

Com o objetivo de prestar assistência à população do município de Mimoso do Sul, que foi atingido pelas fortes chuvas dos últimos dias, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional Sul de Saúde, esteve na cidade, nessa quarta (25) e nesta quinta-feira (26), para realizar uma série de atividades.

A força-tarefa foi conduzida pela equipe regional do Programa Vigidesastres, da Sesa, com profissionais do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental (Neva) e do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Todas as ações foram articuladas a partir da sala de situação, formada especificamente para este tipo de finalidade, que contou também com membros da gestão municipal.

O grupo de trabalho vistoriou unidades de saúde atingidas pelo alagamento, deu orientações aos moradores quanto aos riscos do contato com as águas da enchente e sobre os perigos do consumo de alimentos atingidos pela inundação.

Também mobilizou agentes comunitários de saúde (ACS) e de endemias (ACE) para o levantamento e busca ativa de pessoas que tiveram contato com lama e água possivelmente contaminadas, visando à aplicação de vacinas e à verificação de prováveis sintomas de doenças por veiculação hídrica.

“Nossa superintendência se solidariza com a Prefeitura de Mimoso do Sul e com toda a população local. Colocamos nossa estrutura à disposição do município, onde estivemos presentes, representados pelos técnicos das áreas que atendem a esse tipo de demanda. Continuaremos a acompanhar de perto toda essa situação delicada”, destacou o superintendente da Regional Sul de Saúde, Márcio Clayton da Silva.

Avaliação de danos

A Secretaria da Saúde vai disponibilizar para Mimoso do Sul insumos, hipoclorito de sódio 2,5% e materiais educativos. A definição para a entrega desses itens resulta da demanda apontada no relatório de Avaliação de Danos e da Identificação de Necessidades em Saúde.

De acordo com o documento, entre outras informações, 15 bairros da área urbana, incluindo o Centro, e 14 comunidades rurais do município foram afetadas pelas fortes chuvas. Ainda segundo o relatório, três unidades de saúde e o almoxarifado da Secretaria de Saúde de Mimoso do Sul foram danificados. Além disso, o sistema de abastecimento de água da sede do município e o equipamento de telecomunicações foram comprometidos.

A Sesa emprestará ao município, por tempo determinado, uma câmara fria de conservação de vacinas (500 litros), para garantir a continuidade dos serviços de imunização na cidade.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde

Felipe Bezerra