23/08/2024 15h00 - Atualizado em 28/08/2024 15h03

Saúde promove capacitação para profissionais de farmácias públicas no norte do Estado 

A Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (GEAF), da Secretaria da Saúde (Sesa), promoveu, na última quinta-feira (22), em São Mateus, uma capacitação para profissionais que atuam nas Farmácias Cidadãs Estaduais e municipais da Região Norte do Espírito Santo.  

Participaram capacitação profissionais da saúde que atuam com a dispensação de medicamentos e com os componentes especializados dos municípios de Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Ponto Belo, Pinheiros, São Gabriel da Palha e Vila Valério, além dos coordenadores das unidades das Farmácias Cidadãs estaduais de São Mateus e de Nova Venécia.  

Segundo a gerente Estadual de Assistência Farmacêutica, Maria José Sartório, o objetivo das capacitações é aproximar a Subsecretaria de Estado de Atenção à Saúde (SSAS) dos municípios e entender as necessidades de cada um deles em relação à assistência farmacêutica, para identificar os problemas e estabelecer o diálogo com os representantes. Além da região Norte, as capacitações foram realizadas nas regiões Metropolitana e Sul.

“Queremos trazer os municípios para mais perto e saber o que eles têm de dificuldade nos processos que envolvem a Farmácia Cidadã. Para isso, fizemos uma apresentação da GEAF, do componente especializado, do setor de Mandado Judicial, dos estoques, das comissões que avaliam os medicamentos padronizados e não padronizados, e mostramos todos os trâmites da dispensação. Depois disso, cada município fez a sua relatoria para que a gente avalie como o Estado pode fazer melhorias. Também vamos levar esses apontamentos para o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES)”, explicou Maria José Sartório. 

Para o coordenador da Farmácia Cidadã de São Mateus, João Carlos Sales, a capacitação contribui para a padronização dos fluxos de trabalho e o alinhamento das condutas entre as farmácias, o que otimiza o atendimento e garante aos usuários a atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.

“Com os processos de trabalho bem definidos, a equipe pode trabalhar de maneira mais eficiente, proporcionando um serviço de qualidade e garantindo o acesso ao medicamento de forma ágil e com qualidade aos cidadãos”, destacou Sales. 

O coordenador da Farmácia Cidadã de Nova Venécia, Jean Bastianello, afirmou que a promoção da capacitação, além do conhecimento dos processos, fortalece e melhora o serviço prestado à população. “A Farmácia Cidadã é uma referência na assistência farmacêutica”, declarou.

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