Secretaria da Saúde entrega mais uma etapa da reforma do CRE Metropolitano

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou, nesta semana, mais uma etapa das obras de reforma do prédio onde funcionam o Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, e a Superintendência Regional de Saúde na Região Metropolitana. Atualmente, 355 profissionais trabalham no local, e, com a construção do refeitório, esses servidores poderão fazer suas refeições num espaço adequado durante a jornada de trabalho.
Em maio, a Secretaria entregou os 39 novos consultórios do ambulatório do CRE Metropolitano. Além de ter sido toda reformada e ampliada, a área onde são realizadas as consultas foi estruturada com mobiliários e equipamentos de informática, equipamentos de ar-condicionado, persianas e pias, seguindo o os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A recepção do ambulatório também recebeu cadeiras novas, televisores e bebedouros com regulagem térmica, para garantir mais conforto aos pacientes enquanto aguardam o atendimento e melhores condições de trabalho para os profissionais.
Segundo a superintendente da Sesa na Região Metropolitana, Fabrícia Forza, o refeitório tem capacidade para receber 68 pessoas ao mesmo tempo, dispõe de seis aparelhos de micro-ondas e três geladeiras, além de lavatório e três banheiros, dentre eles um masculino, um feminino e um unissex exclusivo para pessoas com deficiência. Dentro do refeitório está sendo montada também uma área de repouso e convivência, onde os funcionários poderão ir para conversar, ler ou descansar durante a pausa necessária e obrigatória do horário de almoço.
“Esta é uma demanda antiga dos nossos servidores. O refeitório e a sala de convivência humanizam o ambiente de trabalho, pois trazem conforto e praticidade para o dia a dia dos trabalhadores”, comentou a superintendente, ressaltando que as melhorias que vem sendo realizadas no prédio estão beneficiando tanto os trabalhadores quanto os usuários dos serviços que ali são oferecidos.
Nesta quinta (30) e sexta-feira (1º), o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Espírito Santo (Sindsaúde-ES) visitaram o local para acompanhar o andamento das obras e verificar as melhorias já implementadas. Durante a visita, a superintendente da Sesa na Região Metropolitana de Saúde, Fabrícia Forza, informou que estão previstas, ainda, a reforma da Farmácia Cidadã Estadual Metropolitana e a instalação de mais aparelhos de ar-condicionado na recepção principal do CRE Metropolitano para melhorar a refrigeração do ambiente. O espaço onde é feito o primeiro atendimento ao usuário também ganhará um aparelho de televisão, além de mesas e cadeiras em substituição ao atual balcão de atendimento.
“O usuário vai poder ser atendido sentado, fazer seu primeiro cadastro para depois seguir para o ambulatório. A equipe da Gerência de Arquitetura e Engenharia e da Gerência de Tecnologia da Informação da Sesa está nos ajudando em todas as adequações para melhorarmos o acolhimento dos usuários do nosso serviço”, destacou Forza.
A superintendente disse também que a segurança no local está sendo reforçada. Além do serviço de segurança patrimonial, que já existe, trabalhadores e usuários contarão com vigilância por alarme e câmeras, que estão sendo instaladas nas áreas externas e nos corredores internos da edificação.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643