31/10/2024 17h39 - Atualizado em 05/11/2024 17h41

Secretaria da Saúde participa de seminário internacional sobre sustentabilidade dos sistemas universais de saúde

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, subsecretário e equipe técnica da Secretaria da Saúde (Sesa) estiveram presentes em Brasília, nos dias 29 e 30 de outubro, para participar do seminário internacional "O Desafio da Sustentabilidade dos Sistemas Universais de Saúde nas Américas". O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Durante o encontro, especialistas e autoridades de diferentes países se reuniram para debater os principais desafios e soluções voltadas à sustentabilidade dos sistemas universais de saúde. A discussão teve como foco as transformações demográficas, econômicas, epidemiológicas e ambientais que afetam o setor.

Entre os temas centrais abordados no seminário, destacaram-se a resposta a emergências sanitárias, a participação social, o fortalecimento da força de trabalho, o financiamento, a governança, a regionalização e as redes de atenção à saúde.

O secretário Miguel Duarte foi o coordenador do painel “A governança, participação cidadã e a importância dos determinantes sociais de saúde nas políticas para enfrentar a regressão dos avanços em saúde materna,  imunizações, dengue e outras doenças metaxênicas”, no dia 30.

O painel contou com participação de Fernando Pigatto, Presidente do Conselho Nacional de Saúde – Brasil; Orielle Solar Hormazabal, Chefe da Unidade de Determinantes Sociais – OPS/WDC; e Luc Boileau, Diretor Nacional de Saúde Pública, Quebec – Canadá.

Com a presença de cerca de 300 participantes, incluindo profissionais de saúde, gestores e representantes de instituições acadêmicas e políticas, o seminário teve como resultado a produção de uma coletânea de artigos com as propostas discutidas. Esses documentos servirão de diretrizes para o aprimoramento dos sistemas de saúde na América Latina. O evento contou com o apoio do Ministério da Saúde e da Opas/OMS.

"O seminário foi uma oportunidade fundamental para alinharmos nossas estratégias de saúde pública em um contexto cada vez mais desafiador. A sustentabilidade dos sistemas universais de saúde depende de uma gestão eficaz e colaborativa, que coloque as pessoas no centro das decisões. As transformações sociais e ambientais nos impõem a necessidade de inovar e fortalecer as redes de atenção à saúde, e este encontro é um marco na construção de soluções conjuntas. Estamos comprometidos em aplicar as diretrizes discutidas aqui para garantir que o sistema de saúde no nosso Estado continue sendo acessível, robusto e capaz de responder aos desafios futuros”, concluiu o secretário Miguel Duarte. [31/10/24]

_ Confira fotos aqui

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard