03/10/2023 18h00 - Atualizado em 04/10/2023 17h35

Secretaria da Saúde realiza Encontro Estadual de Nutrição Especializada no SUS

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo de Nutrição Especializada da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Nunes / Geaf), realizou o Encontro Estadual de Nutrição Especializada do SUS. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Vitória em Bento Ferreira, na Capital.

No encontro, foram abordados assuntos relacionados à organização do cuidado de indivíduos com necessidades alimentares especiais no Espírito Santo. Participaram 190 profissionais entre nutricionistas, médicos pediatras, médicos prescritores de dietas enterais e profissionais da área técnica da Geaf.

Para a gerente estadual de Assistência Farmacêutica, Maria José Sartório, o encontro é uma oportunidade de aprendizado, troca de informações e experiências com o atendimento ao cidadão.

‘Sabemos que a nutrição é fundamental na saúde das pessoas, temos ciências de que precisamos fortalecer ainda mais os cuidados com as pessoas que necessitam de nossas ações. O bom resultado no atendimento geral das pessoas, depende muito do empenho da nossa grande equipe de trabalho, o que inclui a troca de experiências nos atendimentos. O que nos move é a oportunidade de poder cuidar da saúde, proporcionando o bem-estar das pessoas”, disse Maria José.

O cuidado alimentar e nutricional constitui em requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania, a gestão do fornecimento de fórmulas nutricionais pela Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica, para os pacientes em atenção domiciliar em todo o território do Estado do Espírito Santo necessita de critérios a serem seguidos e definidos em protocolos estaduais.

Nesse sentido, a nutricionista da Geaf, Giuliana Rizzo, destaca a necessidade do acontecimento do encontro como forma a atualizar e esclarecer os critérios para o bom o atendimento nas farmácias, dos indivíduos com necessidades metabólicas especiais.

“Considerando a especificidade do serviço, a rotatividade dos servidores e a constante inserção de novos profissionais ao mercado, faz-se necessário realizar capacitação/educação permanentes relativas ao fluxo e os protocolos estaduais para melhor execução das atividades e atendimento ao usuário, sendo esse um dos objetivos da realização desse evento”, destacou.

O encontro contou também com mesas redondas, nas quais os presentes puderam esclarecer dúvidas e explanar suas ideias e experiências profissionais, após as palestras ministradas sobre o contexto.

O evento, realizado  no dia 29 de setembro, também contou com a presença da referência representante da Câmara Técnica Estadual de Alimentação e Nutrição (CTANES), Raiany Boldrini Christe Jalles; da referência técnica estadual em Atenção Domiciliar da Geporas, Manoela Cassa Libardi; da pediatra e coordenadora técnica da Saúde da Criança, da Sesa, Edna Céllis Vaccari Baltar; da coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) de referência estadual, a enfermeira Mônica Barros Pontes; da médica alergologista pediatra Paula Perim; da gastropediatra Silvana Almeida; e a pneumologista Priscilla Griffo, do serviço de Teste de Provocação Oral (TPO) da SESA – disponibilizado no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha; das nutricionistas do núcleo de nutrição especializada da Geaf, Ludmila F.S. Maia Reis e Vanessa da Silva Constâncio; da nutricionista do Hospital Placi Cuidados Extensivos do Rio de Janeiro, Flávia Lopes Fonseca; e da nutróloga da Geaf, Sandra Lúcia Fernandes.

Giuliana Rizzo, resume como satisfatória a conclusão do evento. “Foi um momento de troca, momento de alinhar as expectativas, as condutas e entender que somos uma equipe única em prol do usuário do SUS Capixaba. Ficamos muito satisfeitos com o resultado do evento e com a adesão, em que participaram mais de 190 profissionais de saúde, entre nutricionistas e médicos. Acreditamos que os assuntos abordados trouxeram mais clareza aos prescritores de fórmulas nutricionais do estado, que puderam esclarecer suas dúvidas e expor importantes colocações sobre a temática”, pontuou.

Ela complementou: “esperamos que essas ações e planos consigam impactar até quem está na ponta assistindo toda a rede, as demandas de nutrição que estão presentes aprimorando a conduta de melhor assistência e cuidado aos usuários”

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida