04/02/2022 16h42 - Atualizado em 04/02/2022 17h37

Secretária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde conhece projetos e ações de vacinação no Estado

O Projeto Viana Vacinada, que tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), foi apresentado para a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo. Ela visitou, na manhã dessa quinta-feira (03), o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), em Vitória. 

Rosana de Melo cumpriu várias agendas no Estado, finalizando a visita, nesta sexta-feira (04), no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. A referência técnica no combate à Covid-19 do Ministério da Saúde foi recebida pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, pela superintendente do Hucam-Ufes, professora Rita Checon, pelo superintendente do Ministério da Saúde no Estado, Bartolomeu Lima Martins, e por gestores do hospital.

A secretária também conheceu as etapas do Projeto Curumim, que vai medir a eficácia do imunizante Coronavac entre crianças e adolescentes. 
A coordenadora científica de ambos os estudos, a médica Valéria Valim, mostrou os resultados positivos do Projeto Viana Vacinada para a efetividade do uso de metade da dose prescrita em bula na aplicação da vacina da AstraZeneca/Fiocruz na população adulta e exibiu também o andamento do Projeto Curumim. 

Na ocasião, Rosana de Melo percorreu as instalações do prédio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que abriga amostras de sangue para as pesquisas, acolhe voluntários e aplica vacina no público-alvo do projeto Curumim. No local, todos os responsáveis pelas crianças participantes são orientados a partir dos objetivos da pesquisa e assinam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.  

A secretária Rosana de Melo elogiou as apresentações. "A pandemia mostra que é a união que nos faz ter resultado e dar respostas mais concretas. Não há dissociação entre ensino e assistência. Quando percebemos isso, ganham não só os pacientes, mas principalmente os profissionais que estão sendo formados. Foi fantástico o primeiro encontro com a universidade", disse. 

A superintendente do Hucam-Ufes, Rita Checon, ressaltou que a realização de projetos de pesquisa significa cumprir com a missão da instituição e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). "Poder realizar tudo isso em um momento tão desafiador nos traz satisfação. Convido o Ministério da Saúde que volte a nos visitar e que esteja sempre conosco", enfatizou.  

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, frisou a parceria institucional que tem permitido levado adiante ambos os projetos e destacou a convergência entre a gestão da saúde pública, da pesquisa e inovação. "A educação faz parte do projeto gestor. Quando incluímos pesquisa e inovação no processo de educação e conseguimos potencializá-lo como resposta de emergência em saúde pública, conseguimos dar muito resultado", completou. 

Atividades em três municípios da Região Metropolitana

Durante toda a tarde de quinta-feira (03), os representantes do Ministério da Saúde percorreram outros três municípios da Grande Vitória e acompanharam de perto a assistência prestada à sociedade, durante o enfrentamento ao vírus da Covid-19 e os atendimentos clínicos de rotina.  

A primeira parada foi no ponto de testagem instalado há oito dias em uma tenda ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Riviera da Barra, em Vila Velha. No local, é possível realizar o exame para detecção do vírus todos os dias da semana, das 7h às 17h, sem agendamento prévio. Atualmente, a média de testes diários é de 300, sendo 200 apenas ao público geral da região. 

Ainda no local, Nésio Fernandes e Rosana de Melo, com a secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, visitaram os setores da UPA e conversaram com alguns profissionais e gestores sobre o processo de implantação da unidade e especialidades disponíveis. O local conta com 18 leitos e capacidade de internação dos pacientes. 

Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antunes Siqueira, em Viana, as autoridades participaram do ato simbólico que marcou o início da vacinação das crianças que estudam na unidade. Ao todo, 30 alunos com idade a partir de seis anos foram imunizados contra Covid-19. A ação também contou com a presença da vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, da secretaria de Saúde de Viana, Jaqueline Jubini, e do prefeito da cidade, Wanderson Bueno.

Com a alegria estampada no rosto e determinação, a primeira criança a ser vacinada foi Maria Clara Anchieta Paranhos Alves, de apenas sete anos. A jovem, que pediu para receber a primeira dose, garantiu que vai incentivar os colegas a tomarem a mesma decisão e lembrou que os cuidados contra a doença devem permanecer. 

“Estou muito feliz em tomar essa vacina e agora posso dormir mais segura com ela. Quando minha mãe me avisou sobre a possibilidade de receber a dose aqui na escola, fiquei esperando o dia todo por esse momento. Estou doida para esse vírus ir embora e eu poder brincar com meus amigos normalmente”, disse Maria Clara Alves. 

O incentivo para a vacinação veio de dentro de casa. Cláudia Anchieta Paranhos Alves, de 45 anos, mãe da estudante, explicava sobre a importância da dose e a gravidade do novo Coronavírus (Covid-19). “Estava esperando muito por esse dia. Na minha família, todos estão vacinados e compreendem a importância desse momento. Acredito muito na ciência e que essa é a saída para que possamos ter uma vida mais tranquila”, comentou.
Para finalizar o dia de visitas, a secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Francisco, em Cariacica, onde foram apresentadas as atividades realizadas na Atenção Primária à Saúde (APS) e destacado o aumento nos índices de atendimento e número de equipes. 

Atualmente, o município de Cariacica tem a marca de ser o que mais aplica vacinas contra a Covid-19 na população e conta com 650 pontos destinados à ação. Além disso, foi registrado, em aproximadamente um ano e oito meses, um aumento de 80% nas equipes de Estratégia em Saúde da Família, que hoje contam com 54 grupos de profissionais.  

A mudança está relacionada aos Programas de Residência Médica do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) em diversas áreas da saúde. 

Também estiveram presentes durante as atividades realizadas o gestor do Núcleo do Ministério da Saúde no Estado do Espírito Santo, Bartolomeu Martins; a subsecretária Municipal de Saúde de Cariacica, Juliana Bruno; o subsecretário de Estado da Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin; subsecretário de Estado de Assistência em Saúde em exercício, José Maria Justo; a secretaria de Saúde de Cariacica, Roberta Goltara; e gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso. 

Visita ao Hospital Dr. Jayme

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, recebeu, na manhã desta sexta-feira (04), a visita da comitiva liderada pela secretária extraordinária do Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo. Na unidade, a equipe conheceu os processos e fluxos adotados pela unidade para o combate à Covid-19.

O encontro teve início no posto de testagem. A estrutura montada para a testagem em massa da população capixaba chamou atenção por sua magnitude. Em seguida, a comitiva conheceu um dos 19 setores de terapia intensiva da unidade. A UTI do 2º andar, com 40 leitos, entrou no roteiro porque foi toda reestruturada em 2020, com adequações para receber pacientes em isolamento respiratório. 

Para finalizar a visita, uma apresentação foi realizada no auditório da instituição. O diretor de Parcerias Corporativas da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), Joubert Andrade da Silva, mostrou passo a passo as intervenções realizadas no hospital para a adequação ao cenário de enfrentamento à pandemia. O ponto de destaque foram os projetos sociais implantados para acolher pacientes e familiares. 

O secretário Nésio Fernandes falou sobre o planejamento do Espírito Santo, que começou ainda em 2019, e os bons resultados alcançados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à doença. “Nós conseguimos estruturar a rede estadual de forma que todos trabalhavam em prol de salvar vida. Aqui, no Espírito Santo, tivemos êxito no enfrentamento à Covid-19 graças ao planejamento e esforço de todos os trabalhadores do SUS. Pudemos oferecer um SUS de qualidade, inclusive, a pacientes de outros estados, bem como a pacientes da rede particular de saúde. O SUS mostrou sua força”, pontuou Nésio Fernandes. 

Ao final do encontro, Rosana de Melo agradeceu o esforço e a dedicação de todos os profissionais. “Percebemos que aqueles estados que se organizaram tiveram sucesso no enfrentamento à pandemia e aqui pudemos conhecer bons resultados. Vocês se destacaram e fizeram um trabalho que salvou vidas. O nosso agradecimento por tanto trabalho. O SUS, com certeza, sai mais forte”, salientou. 

A visita contou com a participação da superintende substituta do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Berivânea Lisboa; do subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos; do presidente da Aebes, pastor Rodrigo André Seidel; da superintendente da Aebes, Sirlene Motta de Carvalho; da diretora de Operações da Aebes, Vera Mantelmacher; do diretor geral do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Joubert Andrade da Silva, e da diretora de Cuidados Integrais Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Alessandra Bernardino.

Também contou com a participação dos assessores da secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde: João Geovanini, Caroline Valero e Adriana Melo. 

Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia Santos
asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação do Hucam
Duilo Victor Ferreira Junior
(27) 3335-7185
imprensa@ebserh.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard