Experiências que aprimoraram a qualidade da interação entre pessoas e fortaleceram a humanização nos serviços de saúde do Estado serão expostas, nesta quarta-feira (02), na 2ª Mostra de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O evento, que receberá cerca de 20 trabalhos, acontece no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, a partir das 8 horas.
Na segunda edição da mostra, participarão 14 serviços de saúde, entre eles serviços públicos, filantrópicos e conveniados à rede de atendimento do Estado. Além da exposição dos trabalhos, servidores e usuários prestigiarão o coral dos pacientes e funcionários do CAPS Cidade, que é uma das experiências bem sucedidas de humanização adotadas no CRE Metropolitano, onde funciona o serviço.
De acordo com a coordenadora do Grupo de Humanização da Superintendência Regional de Saúde Metropolitana e do CRE Metropolitano, Roberta Goltara, a unidade possui uma comissão de humanização que auxilia a Direção e a Superintendência com adequação de um espaço físico humanizado e realização de eventos que estimulem a interação de pessoas. Atualmente, segundo Roberta, o Grupo também está trabalhando num projeto de pesquisa que visa realizar um diagnóstico situacional para auxiliar posteriormente em futuras intervenções.
A 2ª Mostra busca fortalecer e legitimar a rede de contatos entre os serviços que desenvolvem ações de humanização e que participam das Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho de Humanização. Segundo Ruskaia Poyares, membro do Grupo Condutor de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde, pretende-se também estimular a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários do serviço. “Neste ano a Mostra será realizada no espaço de um serviço de saúde, o que oportuniza de forma mais efetiva a participação do usuário no evento”, disse.
Ainda de acordo com Ruskaia Poyares, o Grupo Condutor de Humanização da Sesa também exibirá, no evento, um álbum com a linha do tempo dos trabalhos realizados desde 2003, ressaltando que a política de humanização foi preconizada pelo Ministério da Saúde a partir deste ano. “O Grupo Condutor da Sesa tem como funções o apoio institucional aos trabalhadores, gestores e controle social, avaliação e monitoramentos das ações de humanização, além de promoção de rodas de conversa para a troca de experiências e deliberações de ações de humanização a serem desenvolvidas”, explica.
Serviços que vão expor trabalhos na Mostra de Humanização 2015
Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves Hospital Estadual de Atenção Clínica/CapsMoxuara Pró-Matre Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam) Maternidade Municipal de Cariacica Hospital Santa Rita Hospital Dr. Fernando Serra Superintendência Regional de Saúde Metropolitana/CRE Metropolitano Serviço de Verificação de Óbito (SVO) Hospital Santa Casa Vitória Hospital Evangélico de Vila Velha Hospital Infantil de Guarapari Grupo Condutor de Humanização da Sesa Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
Serviço:
2º Mostra de Humanização de Secretaria de Estado da Saúde
Data: 02 de dezembro de 2015 (quarta-feira) Horário: das 8h às 12h. Local: Centro Regional de Especialidade (CRE) Metropolitano/ Superintendência Regional de Saúde Metropolitana. Endereço: Rod. BR 262 Km zero - Ed. Cristiano Tavares Collins. Centro de Operação Ferroviária - Bairro Jardim América – Cariacica.
|