13/05/2019 17h49 - Atualizado em 13/05/2019 17h51

Secretaria de Saúde realiza entrega de câmaras refrigeradoras de vacinas

A Secretaria Estado da Saúde (Sesa) entregou, na tarde desta segunda-feira (13), as câmaras refrigeradoras para o acondicionamento de vacinas. O evento de entrega contou com a presença de representantes de 15, dos 18 municípios contemplados.

Na abertura, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, parabenizou os municípios capixabas pela cobertura vacinal e lembrou da importância do cuidado com os novos equipamentos.

“O Espírito Santo tem sido um exemplo. E isso reforça ainda mais a tese de que os municípios dão conta da saúde pública, de cumprir suas metas e garantir o acesso da população, no nível de prevenção, da promoção da saúde e no nível assistencial. E como gestores, é importante que consigamos fazer com que esses equipamentos tenham estabilidade. São equipamentos de alta tecnologia e que demandam cuidados”, disse o secretário.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, destacou a importância das câmaras refrigeradoras vacinais. “É um incentivo que nós, enquanto Estado, que estamos trabalhando conjuntamente com os municípios para que possamos melhorar as coberturas vacinais, para evitar que tenhamos retorno de algumas doenças Imunopreveníveis. É o comprometimento do Estado, das regionais e dos municípios com a questão da imunização da população capixaba”, afirmou.

Os municípios contemplados são Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Ibiraçu, Conceição do Castelo, Itarana, Laranja da Terra, Pedro Canário, Ponto Belo, Vila Pavão, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e Vargem Alta.

O prefeito de Conceição do Castelo, Christiano Spadetto, ressaltou a satisfação do município em receber a câmara. “Todo o equipamento que nós recebemos é muito importante, pois a tecnologia vem sempre para ajudar, principalmente na preservação das vacinas, que são de fundamental importância para interior”, explicou.

Do noroeste do Estado, o prefeito de Alto Rio Novo, Luiz Américo Borel, agradeceu pelo trabalho importante realizado pelo Governo e pela Sesa. “Aproveitamos para agradecer ao governador, Renato Casagrande, ao secretário Nésio e a todos da Sesa, por esse trabalho importante. É um equipamento que vai ajudar no acondicionamento das vacinas para imunizar a nossa população e dar maior qualidade de vida a todos que precisarem de vacinas e do atendimento à saúde”, destacou.

Estiveram presentes o subsecretário de Regulação e de Organização da Atenção à Saúde, Tadeu Marino; a subsecretária de Gestão Estratégica e Inovação, Quelen Tanize Alves; e a gerente da Vigilância em Saúde da Sesa, Kelly Rose Areal.

Câmaras Refrigeradoras

Os equipamentos foram adquiridos com recurso federal da ordem de R$ 349.200,00 para dar maior qualidade na conservação das vacinas e aperfeiçoar o trabalho de imunização nos municípios.

As vacinas demandam cuidados especiais, uma vez que são produtos com alta sensibilidade às alterações de temperatura e à luz. Assim, devem ser armazenadas e monitoradas adequadamente para manter a eficácia e potência, ou seja, sua capacidade de resposta imunológica.

Especificação da Câmara refrigeradora para armazenamento e conservação de vacinas tipo vertical:

- Capacidade de armazenamento 504 litros úteis;

- Tem temperatura regulável na faixa mínima de +2ºC a máxima de +8ºC;

- Câmara interna construída em aço inoxidável;

- Possuir no mínimo seis prateleiras deslizantes em aço inox;

- Porta de vidro triplo com isolamento e metalizado, com sistema antiembaçante, permitindo visualização da câmara interna;

- Isolamento térmico em poliuretano em todas as paredes (mínimo de 70mm), sistema de refrigeração livre de CFC;

- Circulação de ar forçado, proporcionando perfeita homogeneidade de temperatura dentro da câmara, sem provocar vibrações;

- Sistema que evita acúmulo de gelo sem a necessidade de desligamento para limpeza (degelo automático seco);

-  Rodízios com freios;

- Painel de comandos e controles frontal superior, com sistema microprocessado pelo display em LCD com fundo iluminado para visualização dos parâmetros, programável de +2°C a +8°C com temperatura controlada automaticamente a 4ºC, a leitura das temperaturas máxima e mínima devem ser diretamente e simultaneamente no mesmo display;

- Iluminação interna em LED com acionamento na abertura da porta ou externamente no painel frontal;

- Sistema de alarme audiovisual de máxima e mínima temperatura, falta de energia ou porta aberta, dotado de bateria recarregável e silenciador do alarme sonoro, reativando-se automaticamente após alguns minutos;

- Sistema de redundância elétrico/eletrônico;

- Sistema de bateria de emergência para acionamento dos alarmes na falta de energia mantendo todas as funções eletrônicas, inclusive o compressor de frio, com autonomia de no mínimo 24 horas;

- Chave geral de energia – liga/desliga;

- Equipamento disponível em 110 ou 220 volts, 50/60 Hz (de acordo com a necessidade do solicitante);

- Registro na ANVISA;

- Manual do proprietário em Português;

- Sistema de monitoramento autônomo por pen drive, para registro de temperaturas, alarmes e eventos sem utilização de software ou computador;

- Discadora de telefone para no mínimo três números pré-programados em caso de variação da temperatura ou falta de energia elétrica;

- Estabilizador de voltagem;

- Certificado de calibração padrão RBC;

- Assistência técnica autorizada no estado.

Informações à imprensa:

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro