01/11/2016 18h16 - Atualizado em 03/11/2016 08h14

Secretário abre trabalhos de elaboração da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde

Começam neste mês as oficinas técnicas de elaboração da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS). Nesta terça-feira (01), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou o seminário de alinhamento estratégico com instâncias gerencias e referências técnicas do nível central da pasta com o objetivo de discutir o processo de desenvolvimento da PGASS no SUS (Sistema Único de Saúde) do Espírito Santo e a articulação dessa programação com o planejamento estratégico da Sesa.

O secretário Ricardo de Oliveira abriu o seminário de alinhamento, que contou com aproximadamente 50 profissionais. As oficinas técnicas de desenvolvimento da PGASS iniciam nas quatro regiões de saúde (Norte, Sul, Central e Metropolitana) a partir deste mês e continuam em etapas articuladas até dezembro de 2017.

Oliveira ressaltou que a Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde representa uma das agendas prioritárias do planejamento estratégico desta gestão e enfatizou que a agenda estratégica do Governo Estadual se sustenta em dois eixos principais: o fortalecimento da regionalização da gestão do SUS no Espírito Santo e a organização da atenção à saúde em redes regionais resolutivas.

Segundo o secretário, a PGASS tem como objetivo sistematizar os pactos entre gestores das três esferas de governo, privilegiando o espaço regional como local de negociação e estruturação da Rede de Atenção à Saúde e integrando os serviços e os recursos disponíveis para atender às necessidades da população.

Na avaliação de Oliveira, o principal resultado do processo de pactuação será a melhoria efetiva do acesso da população aos serviços de saúde na própria região. Entretanto diversos outros benefícios poderão e deverão emergir ao longo desse processo, segundo ele, para o fortalecimento da gestão regional do SUS, como a redefinição da contratualização dos serviços de saúde na lógica da necessidade regional, que proporcionará maior eficiência na alocação dos recursos financeiros.

“Conclamo todos os gestores e técnicos dos níveis municipal, estadual e federal, incluindo os novos gestores municipais que assumem em 2017, a alinharem-se conosco neste esforço de fortalecimento da gestão regional do SUS e suas redes de atenção, considerando o desenvolvimento da PGASS um instrumento potente para o avanço e consolidação do SUS”, pediu o secretário.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Isabel Pimentel

isabelpimentel@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776 

 

 

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard