01/02/2019 15h49 - Atualizado em 01/02/2019 15h50

Secretário da saúde discute inovação e tecnologia no sistema de Telessaúde

Com foco no desenvolvimento tecnológico e inovação para melhoria dos serviços de saúde da Rede Estadual, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, participou, nesta quarta-feira (30), de uma reunião com representantes da Gerência de Regulação do Acesso a Assistência à Saúde (GRAAS), desenvolvedores de tecnologia do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e representantes do Telessaúde, programa que possibilita o fortalecimento e a melhoria da qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema único de Saúde (SUS), integrando Educação Permanente em Saúde (EPS) e apoio assistencial por meio de ferramentas e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Durante o encontro, o secretário destacou que é fundamental transformar os processos da saúde pública em processos 4.0.

“Para isso, estamos propondo a criação de um subsistema em ensino, ciência, tecnologia e inovação ao SUS, que integraria o sistema nacional de ciências, tecnologia e inovação com o sistema único de saúde”, disse.

Para Rodrigo Varejão, coordenador do Telessaúde no Espírito Santo, o Estado tem possibilidade de fazer mais do que o que foi realizado até agora. “Não somos uma instituição apenas de prestação de serviços, de operação. Nosso maior interesse é desenvolver tecnologias novas. A questão da regulação é um desafio importante, e estamos dispostos a encarar esse desafio, mesmo sabendo que isso envolve vários setores da Sesa”, disse Varejão.

Ele destacou que foram realizadas várias experiências e ações de regulação de forma piloto e descobrir o que seriam capazes de realizar. “Isso se desdobrou em um projeto que acabou sendo vencedor do Prêmio Inoves - programa do Governo do Estado que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba – no ano passado”, disse. 

O projeto apresentado no programa foi “Telemedicina como Ferramenta de Regulação e Apoio na Gestão da Assistência a Pacientes Cardiológicos no âmbito da Sesa”.

Para Patrícia Rocha Védova, do Núcleo Especial de Regulação de Consultas e Exames, a ferramenta que até no ano passado era utilizada apenas com foco na educação, pode ser aberta para outras funcionalidades na saúde do Espírito Santo, entre elas a regulação.

 

Telessaúde

O Telessaúde é um programa que integra ensino e serviço à distância utilizando ferramentas de tecnologia da informação. Foi criado pelo Ministério da Saúde e tem como foco a Atenção Primária à Saúde.

Por aqui, a plataforma é mantida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Hospital das Clínicas (Hucam), e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A educação é uma das vertentes do Telessaúde, que promove cursos à distância como forma de capacitar as equipes da Atenção Primária à Saúde e, em consequência, melhorar o atendimento à população.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard