24/03/2022 08h00 - Atualizado em 24/03/2022 11h41

Secretário da Saúde do Espírito Santo é eleito presidente do CONASS

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, foi eleito, por unanimidade, para a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A eleição aconteceu nesta quarta-feira (23), durante assembleia na sede do órgão. A diretoria foi eleita para a gestão 2022/2023.

Atuante no Conselho, tendo sido vice-presidente da Região Sudeste por dois mandatos, Nésio Fernandes enalteceu a qualidade técnica do CONASS, bem como a entrega de resultados para o Brasil e para o Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente eleito parabenizou ainda o antecessor, Carlos Lula (Maranhão), que imprimiu de maneira clara a figura do gestor sanitarista.

Para Nésio Fernandes, estar à frente do CONASS é um desafio, principalmente porque a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) ainda não acabou. “Coloco-me à disposição de todos para, com um pacto de lealdade e confiança, saber honrar e conduzir os trabalhos nesses próximos dias. Temos o desafio de seguir as lutas e atualizar os desafios do momento”, declarou.

“Até agosto, com o debate da emergência; setembro/novembro a apresentação da agenda do CONASS aos presidenciáveis e no pós-eleições construir a transição para as pautas que deverão ser aprovadas na primeira tripartite de janeiro. Durante esses ciclos precisamos resgatar a tripartite como espaço da agenda estratégica do SUS, como espaço de pontes e unidade e não de tensões unilaterais. Vamos precisar ouvir a sociedade e as instituições em todos os grandes temas da saúde pública do Brasil”, afirmou Nésio Fernandes.

Perfil

Nésio Fernandes é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, titulado e certificado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (ABRAMPAS). Foi presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas/TO; médico da Estratégia da Saúde da Família; clínico geral no Hospital Regional de Paraíso e secretário municipal da Saúde de Palmas/TO.

Possui quatro pós-graduações: uma pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e três pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Promotor de processos de inovação de ambientes produtivos em saúde e militante do movimento "software livre", atua principalmente nos seguintes temas: ciência, tecnologia e inovação em saúde, formação médica, educação permanente em saúde, gestão da saúde e hansenologia.

Confira abaixo a composição da Diretoria do Conass – Gestão 2022/2023

Presidente

Nésio Fernandes de Medeiros Junior – SES/ES

Vice-Presidentes

Região Norte: Juan Mendes Da Silva – SES/AP

Região Nordeste: Cipriano Maia – SES/RN

Região Sudeste: Fábio Baccheretti Vitor – SES/MG

Região Sul: cargo a definir

Região Centro Oeste: cargo a definir

Comissão Fiscal – Titulares

André Longo – SES/PE

Cecilia Smith Lorenzon Basso – SES/RR

Paula Augusta Maia de Faria Mariano – SES/AC

Comissão Fiscal – Suplentes

Cargos a definir

Representantes do Conass na Agência Nacional de Saúde

Titular: Alexandre Chiepp – SES/RJ

Suplente: Fábio Baccheretti Vitor – SES/MG

Representantes do Conass no Conselho Consultivo da Anvisa

Titular: Jean Gorinchteyn – SES/SP

Suplente: Maria Cecília (Conass)

Secretário Executivo

Jurandi Frutuoso

* Com informações da Assessoria de Comunicação do CONASS

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard