Secretário da Saúde e área técnica discutem Plano de Fortalecimento da Atenção Primária

Nesta segunda-feira (15), foi apresentado ao secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, o projeto Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), desenvolvido pelo Núcleo Especial de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O projeto traz um conjunto de propostas para melhorar os serviços de saúde municipais e oferecer à população um atendimento com mais qualidade.
“Sabemos que a Atenção Primária é o primeiro nível de organização do Sistema Único de Saúde (SUS), e ela é ordenadora da rede de atendimento. Se não organizarmos a Atenção Primária a partir dos territórios, com o cadastramento das pessoas, estratificação de risco, não teremos conhecimento dessa população para oferecer os cuidados que ela precisa. O que estamos apresentando aqui são estratégias e diretrizes para colaborar com a organização dos municípios, e vamos monitorar as ações de saúde por meio de tutoria”, explicou a chefe do Núcleo Especial de Atenção Primária, Tânia Mara Ribeiro dos Santos.
Entre os objetivos do projeto Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde estão a redução da mortalidade materna e infantil evitável por ações da Atenção Primária à Saúde, a redução da mortalidade prematura por condições crônicas cardiocirculatórias, o aumento da autonomia dos idosos, a melhoria da qualidade e da resolubilidade do atendimento prestado à população, a melhoria da satisfação da população com o atendimento e a garantia de cobertura populacional acima de 60% nas ações de saúde bucal. E para alcançar os resultados esperados, o projeto estabelece três diretrizes estratégicas: estrutura, processos e gestão.
“Com relação à estrutura, queremos melhorar a infraestutura, a logística e as tecnologias em saúde com foco na ampliação da cobertura e do acesso da população aos serviços da Atenção Primária. No que diz respeito aos processos, queremos, a partir da tutoria, colaborar com os municípios na organização dos seus processos de trabalho, para que a população possa ser atendida de forma segura e resolutiva. E a terceira diretriz é implementar a gestão na APS com foco na eficiência, na eficácia e na efetividade em saúde para a população”, detalhou Tânia Mara.
O secretário avaliou positivamente as propostas formuladas pela equipe e destacou a importância da liderança da Secretaria de Estado da Saúde no enfrentamento dos problemas que afetam a Atenção Primária. “O SUS funciona com um custo alto, e o problema, para além do subfinanciamento, é a forma como o dinheiro está sendo aplicado. Dinheiro é um meio, se você não sabe o que fazer com ele, não adianta tê-lo. Mas o caminho é este, do jeito que estamos fazendo aqui”, disse Ricardo de Oliveira.
Além do secretário de Estado da Saúde, participaram da apresentação a subsecretária de Estado da Saúde para Assuntos de Regulação e Organização da Atenção à Saúde, Joanna De Jaegher; o gerente da Gerência Estratégica de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Sesa, Francisco José Dias da Silva; referências técnicas da Gerência de Regulação e Ordenação do Sistema de Saúde (Gross); e a médica e consultora em gestão de saúde Maria Emi Shimazaki.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643