09/11/2017 18h27 - Atualizado em 10/11/2017 13h15

Secretário da Saúde participa de seminário sobre gestão por OSS em São Paulo

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, participou nesta quinta-feira (09) do seminário “Organizações Sociais de Saúde: transparência e eficiência”, promovido em São Paulo pelo Conselho Nacional de Saúde (Conass) e pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). O subsecretário de Assistência em Saúde, Fabiano Marily, responsável pela área da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que cuida da rede hospitalar, e a gerente de controle, monitoramento e avaliação do serviço de saúde, Magda Lamborguini, acompanharam Oliveira no evento.

O seminário discutiu quatro temas: “O Processo de Acreditação das Organizações Sociais de Saúde (OSS)”, “Garantia e Efetividade no Uso dos Recursos Públicos”, “Os Desafios do Contrato de Gestão” e o tema principal, “Organizações Sociais: transparência e eficiência”.

O secretário Ricardo de Oliveira contou um pouco sobre a experiência bem-sucedida do Espírito Santo na contratação de OSS para administração de hospitais da rede pública estadual, a exemplo do Hospital Estadual Central, que é administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC); do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, administrado pela Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes); do Hospital Estadual São Lucas, administrado pela Pró-Saúde; e do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha, que passou a ser administrado pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) no dia 1º de outubro deste ano.

Oliveira ressaltou que o modelo de administração por OSS tem demonstrado ser positivo para a população e para os cofres do governo, pois entre os benefícios desse tipo de gestão estão a otimização de recursos e a redução de custos, além da qualidade dos serviços prestados, flexibilidade para contratação de pessoal, facilidade para aquisição de equipamentos, entre outros aspectos.

O secretário salientou o desejo de que toda a rede pública hospitalar capixaba possa oferecer a mesma qualidade de estrutura e atendimento que estes quatro hospitais já estão oferecendo.

 

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard