05/11/2021 16h36 - Atualizado em 05/11/2021 16h39

Secretário da Saúde presta contas na Assembleia Legislativa

Foto: Eliel Ximenes, assessoria Dr. Hércules

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, esteve na Assembleia Legislativa do Estado Espírito Santo (Ales), na manhã desta sexta-feira (05), para prestar contas dos gastos e dos investimentos realizados pela Secretaria da Saúde (Sesa) no segundo quadrimestre de 2021. 

Em formato semipresencial, a sessão contou com a participação in loco do deputado estadual Doutor Hércules (MDB), presidente da Comissão de Saúde da Casa; e de representantes do Ministério da Saúde; Ministério Público do Espírito Santo (MPES); Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES); Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES); do Conselho Estadual de Saúde; da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito; e outras entidades de Controle Social. 

Durante a apresentação, o secretário Nésio Fernandes mostrou como a gestão vem vencendo diversos entraves causados durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e detalhou os avanços das metas prioritárias, que visam a garantir à população o acesso aos serviços de saúde, melhorando a resolutividade da Atenção Primária à Saúde e restabelecendo a capacidade de planejamento, gestão e controle da Pasta. 

Nésio Fernandes também pediu um minuto de silêncio pelos quase 13 mil mortos pela Covid-19 no Espírito Santo, em alusão ao Dia de Finados. "Felizmente, consolidamos neste segundo quadrimestre uma fase de queda sustentada de casos, internações e óbitos pela doença. No Espírito Santo, temos cerca de 95% da população com pelo menos uma dose da vacina. Mas é preciso lembrar as vidas perdidas desde o início da pandemia, antes do processo de imunização", salientou. 

O secretário falou ainda sobre a redução da judicialização no Estado, que apresentou uma queda acentuada de processos, em 2020, e que se manteve em 2021, reduzindo em mais de 60% a judicialização da Saúde no Estado. “Isso é resultado de um conjunto de fatores e posso afirmar com toda segurança que um deles é a melhora assistencial no Estado”, pontuou Nésio Fernandes, fazendo um contraponto de que a redução da judicialização de leitos deve-se, principalmente, à abertura de leitos durante a pandemia. 

Também foram expostos dados da mortalidade infantil, mortalidade materna, previsão para a realização de concursos, resultados do mutirão de cirurgias eletivas, expansão do Samu e as expectativas da compilação final dos resultados do projeto Viana Vacinada. 

Clique aqui e acesse a apresentação da Prestação de Contas. 

Após pouco mais de quatro horas de apresentação, o secretário Nésio Fernandes disse que tudo o que estava sendo apresentado é resultado de um trabalho de uma equipe de servidores da saúde, de parcerias com instituições de estudo e pesquisa, e enalteceu a liderança do governador do Estado, Renato Casagrande. “Meus parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras do SUS. Meu agradecimento aos órgãos de controle e a esta Casa de Leis, e ao governador Renato Casagrande pelo investimento no fortalecimento do SUS no Espírito Santo”, disse.  

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard