Secretário de Estado da Saúde discute estratégias de enfrentamento ao coronavírus

Secretários de Estado de Saúde de todo o país reuniram-se na Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para alinharem a atuação do SUS diante da iminência da chegada do vírus ao país. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (05), em Brasília.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, pontua que ficou claro na reunião que nacionalmente todos os esforços estão sendo adotados para que a doença não chegue ao Brasil. Mas caso seja inevitável a entrada do vírus no país, todas as medidas necessárias para o controle já estão sendo elaboradas pelos estados.
“Nacionalmente não temos casos confirmados da doença e o número de suspeitas vem caindo nos últimos dias. Entramos em emergência internacional, dada a proporção de contaminação da doença, mas não há motivos para alarde por parte da população, já que o alerta está sendo feito de forma preventiva. Hoje temos doenças no nosso Estado com letalidade muito maior que o coronavírus, como é o caso da dengue”, afirmou.
Mesmo que não haja casos confirmados da doença no país, o secretário garantiu que o Centro de Operações Estratégicas (COE), constituido pela Sesa, tem trabalhado no Plano Estadual de Enfrentamento e Controle do novo Coronavírus com protocolos específicos. Para isso, a rede assistencial está sendo capacitada com treinamentos de diagnóstico e manejo adequados. Veja aqui
Nésio Fernandes disse ainda que na ocasião questões relacionadas à assistência e temas como o combate às Fake News também foram discutidos. Além disso, ficou definido que na próxima segunda-feira (10) todas as secretarias estaduais do país enviarão para o Ministério da Saúde seus planos de contingência, com as especificidades de cada região, para que haja um alinhamento.
Lacen/ES
Além de participar da reunião sobre o novo coronavírus, o secretário Nésio Fernandes, que também é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na região Sudeste, está em Brasília para solicitar à Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde a habilitação do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) para realização de testes de identificação do novo coronavírus.
“O Lacen/ES tem mostrado excelência no diagnóstico rápido de várias doenças, como foi o caso do surto de sarampo no país, no ano passado, em que os resultados no Estado estavam sendo liberados em até 4 horas após o recebimento das amostras. Foi um marco nacional de resposta rápida e precisa no objetivo de quebrar a cadeia de transmissão da doença”, disse.
Cuidados
A Secretaria de Estado da Saúde reforça para a população o pedido de disciplina quanto aos cuidados necessários para reduzir o risco de contrair ou transmitir o novo coronavírus. São eles:
- Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia;
- Higienizar as mãos com álcool em gel;
- Evitar tossir e espirrar nas mãos, quando necessário utilizar o cotovelo;
- Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Evitar locais fechados com aglomerados de pessoas;
- Procurar um serviço de saúde caso apresente sintomas como tosse, dificuldade para respirar e febre.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br