07/06/2018 19h12 - Atualizado em 07/06/2018 19h14

Secretário de Estado da Saúde participa de congresso que debate o SUS

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, participou, nesta quinta-feira (07), do IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo, que acontece em Linhares, Região Central do Espírito Santo, até esta sexta-feira (08). O evento propõe a discussão de temas de extrema relevância para o Sistema Único de Saúde (SUS), como planejamento em saúde, governança e regionalização, qualificação da gestão e financiamento da saúde pública.

No evento, o secretário Ricardo de Oliveira usou como exemplo a Rede Cuidar para dizer que quando há união política e todo um grupo trabalhando com o mesmo interesse, no caso, melhorar a assistência em saúde para a população, é possível resolver os problemas.

“Eu acho que o trabalho que a Rede Cuidar está fazendo em comum acordo com os municípios está demonstrando isso. Há quem possa dizer que está só começando. Sim, mas toda caminhada tem um primeiro passo. Está só começando, mas já está comprovando que a união consegue resolver o problema, consegue dar uma qualidade nova de atendimento. Começou a resolver, deu um rumo”, defendeu o secretário de Estado da Saúde.

A presidente do Cosems/ES, Andreia Passamani, avaliou de forma positiva a realização do congresso e destacou que o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), que organizou o evento, vem fortalecendo os municípios para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor.

“Toda vez que juntamos os municípios para discutir a melhoria da qualidade do SUS nós todos vivenciamos uma motivação. Nem tudo é sucesso. O SUS deveria ser feito só de sucesso, mas temos grandes desafios, e quando trocamos nossas experiências exitosas, nos vemos na possibilidade de melhorar cada vez mais o SUS em cada município. E quando falamos da melhoria do SUS no município, estamos falando da melhoria do SUS no Estado do Espírito Santo. Temos muito que melhorar nosso SUS no Estado e é a partir dos municípios, a partir da construção de uma atenção básica melhor. Precisamos reverter esse fluxo de assistência no nosso Estado na atenção especializada, porque a atenção primária precisa tomar conta do que é responsabilidade dela. O Cosems vem fortalecendo os municípios nessa construção para que possamos construir um SUS melhor”, comentou.

Nesta sexta-feira (08), o IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo continua debatendo temas importantes para a Saúde. Estão em pauta, por exemplo, os temas “Judicialização – Controle Externo e Participação Popular” e “Financiamento do SUS”.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard