07/04/2017 18h50 - Atualizado em 07/04/2017 18h56

Secretário de Estado da Saúde presta contas na Assembleia Legislativa

Gradativamente a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está ampliando a oferta de leitos hospitalares e de consultas e exames. Desde o primeiro ano de governo, em 2015, até dezembro de 2016, foram abertos 240 leitos em hospitais da rede própria e em hospitais filantrópicos. Desse total, 35 leitos foram abertos no terceiro quadrimestre do ano passado, período citado na prestação de contas realizada pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nesta sexta-feira (07).

“Hoje, primeiramente gostaria de saudar os inúmeros profissionais que estão atuando em cada unidade e dando o seu melhor em prol do atendimento ao usuário do SUS. É sabido que temos problemas e não vamos tapar o sol com a peneira. Mas também é certo que há milhares de cidadãos sendo atendidos neste momento, nos quatro cantos do Estado. A Saúde é prioridade no governo Paulo Hartung, visto que durante estes anos o orçamento da Saúde foi o maior de todo o Governo. Resolvemos tudo com isso? Não. Mas vou mostrar que, mesmo diante do cenário econômico atual, estamos conseguindo manter e ampliar os serviços de saúde”, disse Oliveira.

Entre 2015 e 2016, além dos leitos, foram entregues oito Unidades Saúde da Família (USF), serviços municipais financiados com recursos da Secretaria de Estado da Saúde. Destas, uma foi entregue no último quadrimestre de 2016, a Unidade Saúde da Família de Mantenópolis. O investimento feito nas USFs visa fortalecer a atenção primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em dezembro do ano passado, também foi entregue a reforma do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica. No local, foi aberta Unidade de Oftalmologia, com capacidade para ofertar 25.344 consultas e 26.748 exames por ano. Com esta entrega, o governo estadual amplia o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) à assistência ambulatorial em oftalmologia e melhora a qualidade do atendimento.

O secretário de Estado da Saúde ressaltou que até 2018 serão entregues outros 724 leitos. Os leitos serão abertos em hospitais da rede própria e em hospitais filantrópicos localizados na Grande Vitória e no interior do Estado, entre eles os hospitais estaduais de Atenção Clínica, em Cariacica; Dório Silva, na Serra; Antonio Bezerra de Faria, em Vila Velha; João dos Santos Neves, em Colatina; Jerônimo Monteiro; Hospital Infantil e Maternidade de Vila Velha e Hospital Infantil de Vitória; além dos leitos do Hospital Estadual Geral de Cariacica, previsto para ser inaugurado no ano que vem.

Na prestação de contas, o secretário Ricardo de Oliveira lembrou também da implantação da Rede Cuidar. A estrutura física das cinco Unidades de Cuidado Integral à Saúde já está pronta e a Secretaria de Estado da Saúde está finalizando, junto com o Consórcio Público da Região Norte (CIM Norte), os últimos detalhes para a abertura da Unidade Cuidar Norte, em Nova Venécia, ainda neste ano. “A Rede Cuidar vai dar mais qualidade de vida ao cidadão, garantindo a consulta e o exame mais perto de casa, sem que os pacientes precisem se deslocar para a Grande Vitória. Isso é regionalização. Estamos realizando o sonho do SUS”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

Além de apresentar os investimentos realizados na ampliação da rede de atendimento, o secretário prestou contas dos gastos realizados no terceiro quadrimestre de 2016, falou sobre judicialização, sobre financiamento da saúde e ações voltadas para a prevenção e o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, entre outros temas referentes à pasta.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard