10/11/2023 17h00 - Atualizado em 10/11/2023 18h40

Secretário destaca resultados da saúde durante prestação de contas na Ales

O Espírito Santo é o terceiro estado da federação quando se fala em aplicação de recursos na saúde, com 17,52% – a legislação estabelece obrigatoriedade de 12%. Em termos per capita, o percentual observado entre julho e agosto foi de R$ 639,83 – quarta posição nacional. Na prestação de contas realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nesta sexta-feira (10) referente ao segundo quadrimestre de 2023, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, detalhou como esses recursos foram aplicados.

O secretário listou investimentos na saúde pública, destacando a construção de 111 unidades básicas em 52 municípios, com 60 obras iniciadas, o Complexo Norte de Saúde, em São Mateus – obra estimada em R$ 370 milhões e que está em andamento, além da construção do Hospital Estadual de Cariacica, reformas no Hospital Estadual em Colatina e em Baixo Guandu – este terá um custo de R$ 21,7 milhões, com aumento de 80% na área construída.

O desempenho do Programa Saúde+ Fácil foi comemorado pelo secretário. O programa oferta consultas e procedimentos médicos em horário noturno e finais de semana no Hospital Estadual Central. “É uma medida eficiente para ampliar o acesso aos serviços de saúde. Em um mês, realizamos 109 procedimentos neurocirúrgicos e agendamos 524 consultas. A meta do programa foi superada em 17%”, falou.

Outros destaques

A Sesa registra uma redução de óbitos maternos, saindo de 49 em 2021, para 09 este ano. “O desempenho da vacinação contra a Covid-19 continua sendo um desafio para o estado, pois a cobertura da bivalente está em 15,16%, mas temos o que comemorar também. A cobertura das vacinas BCG foi ultrapassada e as vacinas Pneumococo, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite, Tríplice Viral estão acima de 80% de cobertura. Tivemos um esforço grande para aumentar as coberturas, com o Plano Estadual de Recuperação das Metas de Coberturas Vacinais e ações nos municípios com apoio do Ministério da Saúde”, considerou o secretário Miguel Duarte.

A ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família está em 77%, sendo que saímos de 58,17% em 2019. Atualmente, o estado conta com 944 equipes de profissionais da estratégia e 119 de atenção primária.

O Programa Qualifica APS, realizado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), atua em 69 municípios, tendo 1.389 profissionais em formação, representando investimentos da ordem de R$ 679 mil/mês.

A Sesa investiu R$ 5,9 milhões para equipar a rede de saúde estadual, por exemplo, na aquisição de mesas cirúrgicas, carros de anestesia, equipamentos diversos para cirurgias, beneficiando 13 unidades próprias.

O trabalho de reduzir o tempo de espera por cirurgias tem sido intenso. Já foram realizadas mais de 100 mil cirurgias eletivas este ano e a meta é chegar a 125 mil até o fim do ano.

Combate ao Aedes aegypti

Miguel Duarte destacou o desafio que o combate ao mosquito continua sendo para a população capixaba. A Subsecretaria de Vigilância monitora a incidência da doença no estado e a preocupação com a chegada do verão se intensifica.

“O estado vive, atualmente, a maior epidemia de dengue em relação ao número de casos e de óbitos. Até a semana epidemiológica 44 foram notificados 180.923 casos da doença, o que reflete um acréscimo de 980,17 % em relação ao ano passado no mesmo período. Ainda comparando ao período de 2022, os casos confirmados sofreram um aumento de 1.284%. No que tange às internações, o aumento foi de 1.052%. Os óbitos, por sua vez, aumentaram em 1.200%”.

A Sesa realizou a entrega de 288 equipamentos que reforçarão o combate e controle de vetores para 78 municípios capixabas. A iniciativa contempla o combate de vetores como Aedes aegypti, responsável por transmitir vírus que causam as arboviroses como a dengue, Zika e chikungunya, e demais vetores. O investimento é da ordem de mais de 6 milhões de reais.

A entrega também auxiliará na implementação, por parte da Sesa, da Estratégia Estadual de Controle do Culex quinquefasciatus, conhecido como pernilongo comum. Os equipamentos são divididos em 96 Termonebulizadores veiculares como doação; 96 Termonebulizadores manuais; e 96 mini geradores de aerossol (MGA). Todos os municípios do Estado serão contemplados.

Participaram da audiência pública de prestação de contas da Sesa os deputados estaduais Bruno Resende – presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa –, João Coser e Pablo Muribeca; o presidente do Conselho Regional de Medicina, Fernando Avelar; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Maristela Macedo; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Márcio Romanha, a representante do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Berivanea de Oliveira Lisboa, além dos subsecretários e superintendentes da Sesa. (Créditos das fotos: ASSCOM/SESA e Assessoria de Comunicação da ALES)

Confira fotos aqui

Acesse o arquivo da Prestação de Contas aqui

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo / Luciana Almeida