03/05/2017 18h50 - Atualizado em 03/05/2017 18h51

Secretário discute Rede Cuidar com Região da Grande Vitória  

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, se reuniu nesta quarta-feira (03) com os secretários municipais da Grande Vitória e apresentou o novo modelo de atendimento proposto com a implantação da Rede Cuidar.

“O serviço da Rede Cuidar vai representar uma mudança do atendimento ao cidadão. Não apenas com mais qualidade, mas com racionalidade. Não estamos inaugurando prédio, estamos inaugurando um novo processo de trabalho. A Rede Cuidar vai proporcionar economia de escala e racionalização de custos, vai oferecer serviço com proximidade, ampliar o acesso à atenção ambulatorial especializada, reduzir o tempo de espera para consulta e exames especializados e diminuir os gastos com transporte eletivo. Hoje, os municípios do Norte gastam cerca de R$ 9 milhões por mês com o transporte dos pacientes”, disse Oliveira.

Para o representante da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, Geraldo Corrêa Queiroz, a Região Metropolitana precisa de uma agenda para enfrentar os problemas já existentes, com esforço coletivo, para diminuir os gargalos da saúde, entre eles as filas de atendimento, por exemplo. “Precisamos reunir o conjunto de possibilidades e estudar o que é possível fazer. A ideia de unir os municípios em torno de um único objetivo, que é produzir mais resultados para a população, deve ser o foco em comum”, disse.  

 

Rede Cuidar

A implantação das Unidades de Cuidado Integral à Saúde faz parte do Programa Prioritário de Governo “Ampliação e Modernização da Rede de Saúde”, que prevê a implantação de cinco Unidades distribuídas nas quatro (4) regiões de saúde, nos municípios de Nova Venécia, Linhares, Guaçuí, Domingos Martins e Santa Teresa. A Unidade Cuidar Norte, em Nova Venécia, é a primeira unidade prevista para entrar em funcionamento.

Entre os benefícios esperados com a implantação estão: evitar deslocamento para a Grande Vitória; redução do tempo de espera para realização de consultas e exames, proximidade do serviço com o usuário e qualidade na prestação dos serviços (área física adequada e humanizada, melhores condições de atendimento, equipe devidamente capacitada e espaço de escuta do usuário).

​O objetivo é estruturar pontos de atenção de média complexidade que darão suporte e qualificação à Atenção Primária à Saúde. Nesse sentido, a implantação dos ambulatórios de especialidades vai complementar as redes de atenção nas regiões de saúde e como consequência, dará suporte especializado às unidades básicas, promovendo a resolutividade e integralidade do cuidado à população do Espírito Santo que necessite de atendimento ambulatorial especializado (consultas, exames e outros serviços de apoio diagnóstico de atenção secundária) por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.

A novidade é que o usuário do SUS terá oportunidade de realizar, além da consulta, exames e procedimentos no mesmo local, um atendimento com equipe multiprofissional e sair com um plano terapêutico pronto.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard