Secretário homenageia médica do programa Mais Médicos que irá retornar para Cuba
Na tarde desta segunda-feira (22), a médica cubana Rosa Victoria Venegas Perez, que atuou na coordenação do programa Mais Médicos por dois anos no Espírito Santo, recebeu uma menção hornosa das mãos do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira. A homenagem aconteceu no gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e foi dada por conta da saída da médica do programa e retorno à Cuba.
A médica retorna para Cuba no próximo sábado (27), após trabalhar por um total de quatro anos no Brasil.
De acordo com o secretário, o Mais Médicos é um programa que deu certo. Ele agradeceu os trabalhos prestados pela médica, e aproveitou a ocasião para dar as boas vindas à médica Alina Centeno Díaz, que irá substituir Rosa Victoria.
“Estamos fazendo esta homenagem para agradecer os trabalhos realizados e não se esquecer do Espírito Santo”, disse o secretário.
Rosa Victoria ressaltou que durante o tempo que atuou no Espírito Santo, foram trabalhados 49 dos 60 municípios do Estado que participam do Mais Médicos.
“Foi uma experiência de trabalho, de amizade, de comprometimento com a tarefa que fazemos, focando sempre no resultado final que é a satisfação do usuário. Foram dois anos aqui no Espírito Santo e outros dois anos em Goiás. Aqui fizemos uma atuação coordenando a cooperação médica cubana através da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em parceria com a Sesa e referenciado pelo Ministério da Saúde. Vou levar muitas lembranças”, disse.
Segundo a coordenadora da Comissão do Programa Mais Médicos no Espírito Santo, Tânia Mara Ribeiro dos Santos, a atuação de Rosa foi muito importante para o fortalecimento do programa no Estado.
“Quero agradecer esses anos em que a Rosa foi parceira neste trabalho enquanto comissão. Ela deu todo apoio necessário aos médicos cubanos atuantes aqui. Agora ficamos felizes com a chegada da Alina, que irá nos ajudar a seguir com este trabalho”, disse.
Para Alina, ainda são muitos os desafios a serem enfrentados no Estado, mas que fará o possível para dar sequência ao trabalho que já foi iniciado.
“Os desafios são muitos. Acredito que esta relação de Cuba-Brasil ainda vai dar muitos frutos nos próximos anos.”
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643