18/02/2021 17h22 - Atualizado em 18/02/2021 17h24

Segunda dose da vacina contra a Covid-19 começou a ser aplicada no Espírito Santo esta semana

A aplicação da segunda dose da vacina contra o novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo teve início esta semana para o grupo prioritário de trabalhadores da saúde, indígenas aldeados, pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência e pessoas maiores de 18 anos com deficiência que vivem em Residências Inclusivas.

A população deste grupo foi a primeira a receber as doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, que chegaram ao Estado no último dia 18 de janeiro. As doses já foram distribuídas aos municípios, que deverão realizar as ações de vacinação.

“A Coronavac apresenta o esquema de duas doses para completar a imunização contra a Covid-19, que precisam ser administradas em intervalo de quatro semanas. O Estado reservou na Central de Rede de Frio as segundas doses, como orientado pelo Ministério da Saúde e, desde o último dia 10 de fevereiro, iniciamos a distribuição para todos os municípios poderem começar a segunda dose no tempo oportuno”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde (Sesa), Danielle Grillo.

A coordenadora ressaltou também a importância de a população não esquecer de completar o esquema de vacinação da Coronavac para garantir a imunização contra a Covid-19.

“A vacina do Instituto Butantan garante a proteção contra as formas graves e óbitos pela Covid-19 após a aplicação da segunda dose. Então, é importante que todos aqueles que receberam as doses há 28 dias, atentem-se aos dias para a aplicação da segunda dose, que serão realizadas pelos municípios em suas ações”, disse.

A imunização completa da Coronavac, para a proteção contra as formas graves e óbitos causados pela Covid-19, acontece em torno de 15 dias após a aplicação da segunda dose.

 

Dia de felicidade no Hospital Jayme

Há um mês, a técnica de Enfermagem Iolanda Brito da Silva Santos, de 55 anos, recebia a primeira dose da vacina contra a Covid-19, sendo a primeira capixaba a ser vacinada. Nesta quinta-feira (18), foi mais um dia de emoção para a profissional, que pôde completar o esquema de vacinação.

“Espero que toda a população se conscientize e procure se vacinar quando for a hora certa. Hoje vivo meu dia de glória, podendo completar a vacinação contra a Covid-19”, afirmou Iolanda Brito da Silva Santos.

Além da técnica de Enfermagem, os profissionais que foram imunizados no dia 18 de janeiro também receberam a segunda dose da vacina, a fisioterapeuta da unidade, Thais Fonseca Silva e o médico Romerson Ribeiro Silva.

Esta quinta-feira (18) foi o primeiro dia de vacinação da segunda dose contra a Covid-19 no Hospital Dr. Jayme. Ao longo dos próximos dias, há uma programação com horários e áreas para que todos os demais funcionários sejam contemplados.

  

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Paula Lima

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard