14/05/2019 08h30

Semana de Enfermagem do Hospital Central tem programação até sexta

A Semana de Enfermagem é uma das comemorações mais esperadas do ano pelos colaboradores do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC). O evento é realizado para celebrar duas datas importantes: Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro (12 de maio) e Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20 de maio).

Neste ano, o HEC preparou uma programação voltada exclusivamente para os profissionais da área. Abrindo a semana, nesta segunda-feira (13), foi realizada uma roda de conversa sobre o livro “Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, de autoria de Marshall B. Rosenberg, com a gerência, coordenadores e supervisores da enfermagem. O evento foi mediado pelo psicólogo clínico da instituição, Marcos Vilaça.

Já na terça (14) e quarta-feira (15), as equipes serão divididas e reunidas no auditório do HEC para discutir casos do projeto “O que importa para você?”, importante ferramenta de humanização baseada em conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes. Através dela, é possível criar um elo de compaixão e empatia entre eles e, assim, aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente. A ideia é incentivar os colaboradores a enxergarem além do paciente e apresentarem propostas que fariam a diferença em internações como as dos casos discutidos.

Para finalizar a programação, na quinta (16) e sexta-feira (17), será servido um café da manhã, das 5h30 às 8h, para confraternização das equipes. Um culto ecumênico também acontecerá nesses dias, às 15 horas, homenageando os profissionais da área e promovendo um momento de reflexão.

Informações à imprensa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro