Seminário celebra 18 anos do Programa Saúde na Escola no Espírito Santo
Em solenidade aos 18 anos do Programa Saúde na Escola (PSE) no Espírito Santo, as Secretarias da Saúde e da Educação promoveram, nesta quinta-feira (27), o seminário intitulado “Protagonismo e saberes no território capixaba”. O encontro, que também marcou a crescente adesão das instituições de ensino ao Programa nos últimos ciclos, aconteceu no auditório do Sebrae, em Vitória.
O PSE é uma política intersetorial da Saúde e da Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira para promover a saúde e a educação integrais.
Representando o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hofmann, a gerente de Política e Organização das Redes de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa), Rose Mary Santana, durante a mesa de abertura, parabenizou a todos os profissionais presentes e falou sobre a perspectiva para o Programa. “O Programa Saúde na Escola precisa virar uma política, uma política pública intersetorial, porque só se faz saúde nas escolas quando conseguimos trazer outros setores para dentro desse Programa”.
A mesa de abertura contou ainda com a presença da coordenadora-geral de Equidade e Determinantes Sociais da Saúde, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Kátia Souto; da chefe do Núcleo de Atenção Primária (Neapri/Sesa), Janaína Daumas Felix; gerente da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escola (Apoie) Lorena Dias Abreu, que estava representando o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo; da presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad) do Espírito Santo, Keila Barbara Ribeiro da Silva; e da secretária de Saúde de Domingos Martins, Dayse Behning, representando o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES). A abertura do Seminário contou ainda com a participação de estudantes do “Coro Jovem”, que faz parte do Projeto Música na Rede, da Sedu.
“O PSE é um programa estratégico e que estados, municípios e a união façam a articulação intersetorial a partir também da federativa, e tragam para cena das escolas a potência do protagonismo das crianças, adolescentes e jovens. Assim nós podemos de fato resgatar a importância da escola como território de promoção de saúde e ao mesmo tempo de exercício de cidadania e respeito aos direitos das nossas crianças, adolescentes e jovens”, destacou Kátia Souto.
O Seminário foi destinado a gestores e profissionais da Saúde e da Educação, instituições de ensino e estudantes. Para a referência técnica do PSE na Secretaria da Saúde (Sesa), Josymara Siqueira Duque, o encontro foi ainda um importante espaço para celebrar também a crescente adesão das instituições ao Programa ao longo dos últimos anos no Estado, que desde o ciclo de 2023/2024 conta com a participação de todos os 78 municípios capixabas. “Nos últimos cinco anos passamos de 872 escolas pactuadas para as atuais 2.101 escolas, o que interfere diretamente no número de estudantes alcançados. Atualmente, quase meio milhão de crianças e adolescentes recebem as atividades que são propostas pelo Programa”, pontuou a profissional.
Fotos do evento neste link.
Vídeo do evento neste link.
Sobre o Seminário
Com o tema “Protagonismo e saberes no território capixaba”, o Seminário comemorativo dos 18 anos do Programa Saúde na Escola (PSE) teve como palestra de abertura sobre os avanços e desafios do PSE, ministrada pela representante do Ministério da Saúde, Katia Souto.
Logo em seguida, foi realizada uma mesa redonda sobre o Protagonismo Juvenil, que contou om a mediação da Profa. Dra. em Saúde Pública Carolina Dutra Degli Esposti, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que também é coordenadora do Projeto de extensão Saúde Escola, e a participação dos alunos universitários Luiza Demuner Ribeiro, Rúbia Darug e Silva e Samira Gonçalves.
Ainda pela manhã, o Seminário contou com a palestra sobre “Imunização nas escolas”, que abordou sobre os avanços e os desafios da imunização no Estado, com a participação da Dra. Sônya Cristina Plácido e com a apresentação do projeto “Covid Combat”, com o gerente de Relacionamento Institucional da Pfizer Biopharmaceuticals Group, Angelo da Silva Pinto.
A tarde foi marcada pela Mostra Estadual de Experiências do PSE, com apresentações de práticas exitosas de municípios. Foram apresentadas 12 práticas que haviam sido selecionadas previamente pelo Núcleo Especial de Atenção Primária (Neapri), da Gerência de Política e Organização das Redes de Atenção em Saúde (Geporas). As demais práticas tiveram banners expostos durante o encontro.
Fortalecimento do PSE
O ano de 2025, que além de marcar a maioridade do Programa Saúde na Escola (PSE) no Espírito Santo, marca também o fortalecimento do Programa no território capixaba, por meio de dois importantes trabalhos, como a criação do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTI-E) e pelo o projeto de extensão da Ufes, o “Saúde Escola”.
Com a criação do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTI-E), formalizado pela Portaria Conjunta SESA/SEDU Nº002/2025, trouxe um fortalecimento intersetorial ao PSE. O grupo foi responsável por planejar o seminário, e é responsável pela gestão compartilhada do Programa, incluindo representantes de diferentes pastas e instituições, tais como representantes da Sesa (nível central, regional e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde); da Sedu (nível central, regional e Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar); das secretarias de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES) e de Direitos Humanos (SEDH); do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES); da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (UNDIME); do Conselho Educacional dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CRIAD); e da Ufes.
Já com o Projeto Saúde Escola, que é vinculado à Rede de Extensão e Pesquisa do PSE (Fortalece PSE), busca-se fortalecer o protagonismo juvenil e estimular a participação de diversos segmentos sociais e comunitários na promoção das ações intersetoriais da saúde na escola, e está presente nos municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Mimoso do Sul e Vitória. Em andamento desde fevereiro deste ano, o projeto se estenderá até dezembro de 2026.
Para a Profª. Dra. em Saúde Pública Carolina Esposti, que é coordenadora do Projeto de extensão Saúde Escola destacou que com o Fortalece PSE, ao uma Rede, ele “amplia a capacidade de qualificação das ações do PSE nos estados e municípios, seja pela contribuição que as Instituições de Ensino, como é o caso da Ufes, podem dar ao Projeto, seja na área de gestão, quanto nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, na perspectiva de uma rede em espiral que visa abranger os setores da saúde, educação e comunidades escolares de todos o País”, disse.
Programa Saúde na Escola (PSE)
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira para promover a saúde e a educação integrais.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Além de reforçar a importância de discussões de temas importantes a este público.
O Programa é também uma importante articulação de forma intersetorial, a fim de provocar intervenções e discussões necessárias para o diálogo de cultura de paz na Comunidade Escolar.
Para o ciclo de adesão de 2025/2026, o PSE no Espírito Santo conta com a participação de todos os 78 municípios capixabas, somando 2.101 escolas pactuadas e alcançando 580.111 estudantes, incluindo unidades municipais, estaduais e federais.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos