Seminário Compartilhado de Restituição de Pesquisa apresenta avanços na Atenção Especializada no Espírito Santo

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria da Atenção à Saúde (SSAS), realizou o Seminário Compartilhado de Restituição de Pesquisa: “Cartografia da Atenção Especializada no Espírito Santo”. O evento foi realizado nessa quarta-feira (12), no auditório da Sesa, na Enseada do Suá, em Vitória, e transmitido de forma híbrida, reunindo gestores, profissionais de saúde e pesquisadores.
O seminário teve como objetivo apresentar os achados parciais da pesquisa desenvolvida pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Essa iniciativa visa a aapoiar a formulação e a implementação da Política Nacional de Atenção Especializada (PNAES) no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Este seminário marca um passo importante na melhoria da Atenção Especializada no Espírito Santo, reafirmando o compromisso da Secretaria da Saúde em promover um sistema de saúde mais eficiente e humano”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.
Principais discussões
Durante o evento, foram discutidos os dados coletados no Espírito Santo entre dezembro de 2023 e maio de 2024. A pesquisa utilizou o método de cartografia, que permite uma análise detalhada e contextualizada das práticas e desafios na Atenção Especializada (AE).
O estudo aborda aspectos, como “Diagnóstico situacional da Atenção Especializada no Brasil e Espirito Santo; “Entraves e avanços no acesso a cirurgias, consultas e exames diagnósticos”; “Qualidade do cuidado prestado”; “Prospecção de estratégias inovadoras de gestão do cuidado em redes”, entre outros.
Os participantes do Núcleo Gestor Estadual (NGE), gestores e demais interessados tiveram a oportunidade de processar o material apresentado e realizar uma análise crítica dos dados. Isso permitiu um aprofundamento no conhecimento sobre a AE no Espírito Santo, qualificando o diagnóstico e propondo novas estratégias de gestão.
A implementação do Micropolo Caparaó foi destacada como experiência exitosa no Espírito Santo, com destaque para as distintas modelagens de organização da AE. O seminário contou com a presença do secretário Miguel Duarte, subsecretários, superintendentes, gestores, profissionais de saúde e representante do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES).
“A participação ativa desses grupos foi fundamental para enriquecer as discussões e proporcionar uma visão abrangente das necessidades e avanços na AE”, destacou a pesquisadora Fabiane Lima Simões.
Próximos passos
Com base nos resultados apresentados, serão formuladas diretrizes para a implementação da PNAES no Espírito Santo, focando na criação de redes de cuidados especializados em saúde. A pesquisa continuará a mapear experiências exitosas e a prospectar novas modelagens e estratégias a partir das diretrizes da PNAES, incluindo a regulação, financiamento, organização dos serviços, transporte sanitário, gestão do cuidado e uso de tecnologias digitais.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos