05/10/2016 17h44 - Atualizado em 05/10/2016 18h14

Servidoras da Sesa participam de palestra sobre câncer de mama

No mês dedicado a conscientização sobre o câncer de mama, por meio da campanha Outubro Rosa, as servidoras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) puderam conhecer e tirar dúvidas sobre a doença na tarde desta quarta-feira (05). O médico Luiz Augusto Fagundes, referência técnica em Oncologia, destacou durante a palestra a importância da adoção de hábitos mais saudáveis como forma de prevenção, e principalmente, o diagnóstico precoce que possibilita o aumento das chances de cura e redução das sequelas para a mulher.

“Para cada 1 mm de aumento do tamanho do nódulo do câncer de mama, diminui 1% a chance de cura do paciente”, afirmou o médico. Por isso, segundo Fagundes, é importante o autocuidado e a observação do próprio corpo como forma de detecção da doença em sua fase inicial. “Alteração na mama é um dos sinais, e por vezes, discreto. Portanto, é importante se observar e se algo diferente aparecer, é necessário procurar um médico”, reforçou o oncologista.

São múltiplos os fatores de risco para o surgimento do câncer de mama, mas ainda é a idade um dos principais para se desenvolver a doença. Existem também a suscetibilidade genética, o início precoce do fluxo menstrual e a menopausa tardia como fatores de risco, além dos relacionados ao comportamento, como ingestão de bebidas alcoólicas, sedentarismo, obesidade e tabagismo. Estes, porém, podem ser combatidos com hábitos mais saudáveis.

“A ingestão de frutas, legumes, vegetais, grãos integrais, em suma, uma dieta saudável e a prática de atividades físicas são fortes medidas para prevenir o câncer de mama”, destacou o médico Luiz Augusto Fagundes, referência técnica em Oncologia da Sesa. Durante o encontro, as servidoras também tiveram um bate-papo com o médico para esclarecer dúvidas.

Para a servidora Soraia Schaquetti Demoner, a palestra foi esclarecedora sobre o câncer de mama, além de uma ação importante de valorização dos servidores. “A oportunidade de participar é muito boa. Tive informações novas sobre o assunto, pois muitas vezes não a temos no cotidiano. Nada melhor que um profissional para transmitir esse conhecimento”, disse.

Programação

Durante todo o mês, a Associação Feminina de Combate ao Câncer (Afecc) promoverá uma série de atividades, entre elas, palestras para comunidades de povos tradicionais do Espírito Santo, em parceria com a Área Técnica de Promoção da Equidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Na última segunda-feira (03), a palestra sobre o câncer de mama aconteceu na comunidade Pomerana, em Serra Pelada, Afonso Cláudio. Cerca de 70 pessoas puderam conhecer e tirar dúvidas sobre a doença. A próxima palestra acontece em Monte Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, para população Quilombola e Comunidade de Terreiros, na segunda-feira (10).  

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Foto: Asscom/Sesa

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard