Servidores da Sesa iniciam especialização pela Universidade Federal Fluminense

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está aproveitando a oferta de mais uma edição do curso de especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde, ofertado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), para qualificar mais um grupo de servidores.
O curso é ministrado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), instituição credenciada pelo Sistema Universidade Aberta do SUS, e tem como objetivo formar especialistas em gestão para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para o aprimoramento dos processos de organização das redes de atenção à saúde. Para efetuar a matrícula, os servidores precisavam ter vínculo efetivo, ter curso superior e estarem ocupando cargo de gestão ou exercendo atividade de suporte à gestão.
O servidor Wesley Monecchi Souza, 34 anos, trabalha na Subsecretaria de Estado da Assistência em Saúde, que coordena toda a rede hospitalar estadual, além dos Centros Regionais de Especialidades (CREs). Ele viu na especialização uma oportunidade de aprimorar o seu processo de trabalho na organização das redes de atenção à saúde do estado.
“O formato do curso nos possibilita, de forma muito simples, usar o que estamos estudando para melhorar a prática aqui dentro da Secretaria. Sem falar na troca de experiências que o curso proporciona. Oportunidade de produzir coletivos para enfrentar os desafios de gestão que constantemente encontramos na Saúde de forma geral”, comentou Wesley, que trabalha há dez anos na Secretaria de Estado da Saúde.
A Sesa tem, ainda, dois profissionais que exercem no curso a atividade de tutor, ou seja, aqueles que vão orientar os alunos durante o curso. Um deles é Luiz Claudio Oliveira da Silva, chefe do Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde. Ele esclarece que, como apontou Wesley, o curso de fato facilita a aplicação da teoria aprendida porque, ao longo da especialização, os alunos criam um projeto de intervenção para o seu local de trabalho.
“Já na primeira aula nós explicamos para o aluno a metodologia para a construção da proposta de intervenção. O objetivo é que os profissionais identifiquem um problema, bem como suas causas e consequências, proponham uma solução e criem um indicador para acompanhar o resultado que ele espera obter a partir da intervenção”, explicou Luiz Claudio.
Saiba mais
O curso de Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde ministrado pela UFF é um curso de especialização na modalidade à distância com dois encontros presenciais, no início e ao término das aulas. O curso tem carga horária de 390 horas e será concluído em setembro de 2018. No Espírito Santo, um total de 250 profissionais, aproximadamente, está inscrito, entre servidores da rede estadual e municipal. Essa turma foi dividida em dois grupos para facilitar a realização do primeiro encontro presencial. Um grupo participou da aula nos dias 22 e 23 de fevereiro e o outro participará nos dias 1º e 02 de março, na Faculdade Multivix de Vitória.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643