19/08/2019 13h48 - Atualizado em 19/08/2019 13h49

Sesa apoiará Congresso Internacional de Medicina de Família e Comunidade

O Brasil receberá pela primeira vez o Congresso Ibero-americano de Medicina de Família e Comunidade, em 2021, e a capital capixaba, Vitória, foi a escolhida para sediar o evento que será realizado em 2021. Dentro deste contexto a Secretaria de Estado da Saúde já se articulou com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família em Comunidade (SBMFC) e apoiará o Congresso, que segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, será um marco para a saúde pública no Brasil e vai ao encontro do contexto que o Espírito Santo se insere, na expansão do acesso e qualidade da Atenção Primária em Saúde (APS).

“Esse congresso vai coroar um reposicionamento da Medicina de Família e Comunidade no Brasil e esperamos que seja um marco na defesa do Sistema Único de Saúde. Ainda mais neste contexto que temos desafiado o Estado e municípios a expandir com qualidade a atenção primária, com os médicos de família e comunidade e com as equipes estratégicas. Estamos aproveitando essa oportunidade para estreitar o diálogo com a SBMFC para processos futuros de formação na área da APS no Espírito Santo”, informou o secretário.

Segundo a diretora geral do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Quelen Tanize Alves, a parceria acrescenta valor às discussões e esforços que a secretaria vem empenhando. “É uma área que temos discutido ao longo do tempo, por meio da necessidade da qualidade de formação. Ter a SBMFC conosco só agrega e nos ajuda no debate que estamos fazendo dentro do Estado”, disse.

A parceria foi firmada em reunião que contou com o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Daniel Knupp; a secretária executiva da SBMFC, Patrícia Chueiri; o diretor do Departamento de Educação Permanente da SBMFC, Marcello Dalla; diretores da Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade, Diego José Brandão, Thiago Dias Sarti, Jetele Del Bem Seleme Piana; e representantes das secretarias de Saúde do município e do Estado do Rio de Janeiro.

Congresso Ibero-americano de Medicina de Família e Comunidade e Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

Os congressos serão realizados nos dias 2 a 6 de junho de 2021, concomitantemente. A escolha da cidade aconteceu durante o congresso internacional deste ano, na cidade de Tijuana, no México. O evento reúne médicos de família e comunidade e profissionais da Atenção Primária à Saúde de toda Ibero-américa para discussão sobre o papel do médico de família e comunidade e da Atenção Primária na consolidação dos sistemas de saúde. O tema central do evento será “Saúde e sustentabilidade: do meio ambiente aos sistemas de saúde”.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard