17/07/2019 11h36

Sesa apresenta na Assembleia Legislativa projeto de redução de superlotação nas emergências

Foto: Luan Ribeiro | Asscom/Sesa

Diretores do Hospital Estadual Antonio Bezerra de Faria estiveram na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na manhã desta terça-feira (16), para apresentar informações sobre o projeto Lean nas Emergências dos Hospitais Estaduais, uma metodologia japonesa utilizada em todos os setores produtivos adaptada, a partir da década de 90, para utilização na área da saúde. 

O projeto Lean nas Emergências, lançado em 2017 pelo Ministério da Saúde, faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS) para o triênio de 2018 a 2020. No Espírito Santo, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, e o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, já adotam a metodologia. 

Segundo o diretor-geral do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, Neio Lúcio Fraga Pereira, "nosso hospital foi um dos agraciados pelo Ministério da Saúde para receber esse projeto, que causou um impacto considerável no giro de leitos, na diminuição da superlotação da emergência e na qualificação do processo de trabalho", disse.

 

A metodologia 

Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados. Trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. 

"O objetivo da reunião com a comissão foi expressar o que o projeto trouxe de benefícios para o usuário e na melhoria dos processos internos. Foram bastante produtivas as falas dos parlamentares no sentido de somar forças com a gestão hospitalar", disse o diretor-técnico do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, Diego Gomes Conte. 

Uma das ferramentas da metodologia é o 5S, que significa ter senso nos processos de utilização, organização, limpeza, saúde e higiene, além de autodisciplina.  

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard