23/07/2021 18h24 - Atualizado em 23/07/2021 18h26

Sesa apresenta projeto para realização de atendimento a crianças com autismo do Estado

Na tarde dessa quinta-feira (22), foi realizada no auditório da Secretaria da Saúde (Sesa), em Vitória, a apresentação do projeto Assistência Ambulatorial Especializada “Neurologia Pediátrica”. O programa tem como objetivo, realizar consulta, exames e acompanhamento das crianças com autismo, e busca atender toda a demanda da Neuropediatria do Estado, totalizando aproximadamente 6 mil consultas por meio do Núcleo Estadual de Regulação de Consultas e Exames (NERCE). A iniciativa atende à demanda apresentada pelo Grupo das “Mães Eficientes Somos Nós”.

Para a realização desses atendimentos, a Sesa firmou parceria com o município de Cariacica, para onde serão destinados recursos estaduais para a ampliação de oferta de consultas nessa área da saúde. A Portaria com mais informações está prevista para ser publicada no Diário Oficial do Espírito Santo, na próxima segunda-feira (26).

Estiveram presentes na ocasião o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; a subsecretária de Assistência em Saúde, Quelen Tanize Alves da Silva; o subsecretário de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos; a secretária Municipal de Saúde de Cariacica, Roberta Goltara; o gerente de Assistência Ambulatorial Especializada da Sesa, Paulo Reblin; e representantes do grupo “Mães Eficientes Somos Nós”.

Nésio Fernandes destacou a importância da parceria entre o Estado e o município de Cariacica para a realização de ofertas dessas consultas e atendimentos. “A parceria entre Cariacica e o Estado supre uma necessidade que contempla também outras demandas de consultas da Neuropediatria e finda a espera das mães por essas consultas e procedimentos”, citou.

Paulo Reblin explicou que o encontro com o grupo de mães ocorre de forma periódica com a equipe da Sesa. Nos encontros, elas apresentam suas necessidades, então, a Sesa busca soluções para melhor atendê-las.

“A Sesa está empenhada em oferecer suporte às mães e seus filhos, e para isso, essas reuniões são realizadas periodicamente. Hoje o secretário e sua equipe anunciaram as propostas às consultas especializadas de Neuropediatria e possibilidade concreta de Cariacica ser uma referência nessa área. Estamos numa nova fase muito importante e exitosa, que é essa reunião, aqui, com as mães”, declarou o gerente.

Após o término da apresentação do projeto, as mães ficaram satisfeitas devido à oportunidade de atendimento e acompanhamento das solicitações. Lúcia Mara Martins, coordenadora geral do coletivo “Mães Eficientes Somos Nós”, e mãe de três filhos com deficiências intelectuais, fala sobre a satisfação com o resultado apresentado.

“Ouvimos do secretário o que acreditamos ser um resultado positivo, uma vez que ele se comprometeu a iniciar, em agosto, as consultas e atendimentos em Cariacica. O acontecimento dessa reunião foi um grande passo para que tenhamos acesso aos direitos das crianças. Isso é importante para o nosso grupo, para o Estado, para todas as mães e também para a Sesa, que é a principal responsável por garantir esses atendimentos e diretos das crianças”, destacou.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard