Sesa capacita atenção primária em saúde do idoso

Mais de 400 auxiliares e técnicos de enfermagem que trabalham na Estratégia de Saúde da Família (ESF), em Unidades Básicas de Saúde e em instituições de longa permanência para idosos estão participando da segunda etapa do Curso de Aperfeiçoamento para Auxiliares e Técnicos de Enfermagem na Saúde do Idoso (CAATESI). A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e com a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam).
De acordo com o chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde (NUEFS) da Sesa, Andrey Mozzer, o curso tem duração de três meses e meio e está sendo desenvolvido em duas etapas. A primeira, iniciada em novembro do ano passado, formou 204 trabalhadores. Nesta segunda etapa, mais de 400 profissionais se inscreveram após a divulgação do curso nas Comissões Intergestores Regionais (Metropolitana, Sul, Central e Norte).
As aulas do Curso de Aperfeiçoamento para Auxiliares e Técnicos de Enfermagem na Saúde do Idoso estão sendo realizadas nos municípios de Mimoso do Sul, Marataízes, Itapemirim, Guaçuí, Pinheiros, João Neiva, Colatina, Barra de São Francisco e Pedro Canário, além de Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares. Estes últimos cinco municípios tiveram participantes na primeira etapa do curso, mas estão sendo contemplados novamente porque não foi possível atender todo o quantitativo de profissionais na ocasião. Também estão sendo contemplados nas turmas profissionais dos municípios de Iconha, Piúma, Muqui, Rio Novo do Sul, Castelo, Jerônimo Monteiro, Vargem Alta, Atílio Vivácqua, Presidente Kennedy, Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Mucurici, Montanha e São Roque do Canaã.
Segundo o chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde da Sesa, o curso está dividido em dois momentos. Primeiro momento em sala de aula, aprendendo a teoria (concentração), e depois no serviço de saúde, colocando em prática o que foi aprendido (dispersão). Segundo Mozzer, a proposta do curso é aprimorar o processo de trabalho desses profissionais a partir da educação permanente. “Estamos trabalhando a produção de conhecimento a partir da prática do aluno no serviço. A pedagogia utilizada no curso visa estimular a problematização e o protagonismo do trabalhador na realização de suas atividades”, comenta.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br/asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Foto: Divulgação
Tels.: (27) 3347-5642 / 3347-5643 / 9 9969-8271 / 9 9983-3246 / 9 9943-2776