Sesa capacita médicos em diagnóstico de morte encefálica
A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), realizou o Curso de Determinação de Morte Encefálica, no último sábado (23), no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), em Vitória. No total, 26 médicos que atuam em emergências e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede hospitalar do Estado participaram da formação, ministrada pela equipe de médicos intensivistas da CET-ES.
O curso, composto por aulas teóricas e práticas com discussões de casos clínicos, tem como objetivo preparar os médicos para realizar o diagnóstico de morte encefálica, em conformidade com a Resolução CFM nº 2.173/2017. Desde a publicação dessa norma, apenas médicos especificamente capacitados podem emitir o diagnóstico de morte encefálica, etapa fundamental para o processo de doação de órgãos.
Durante o treinamento, os médicos aprimoraram técnicas de manejo e manutenção hemodinâmica, essenciais tanto para confirmar o diagnóstico, quanto para garantir a viabilidade dos órgãos em potenciais doadores. Além disso, o curso abordou estratégias de comunicação com os familiares sobre o diagnóstico de morte encefálica, de forma que promova o acolhimento nesse momento delicado para as famílias.
De acordo com a coordenadora da CET-ES, Maria Machado, é essencial que os profissionais de saúde compreendam a importância do papel que desempenham, desde o diagnóstico rápido e preciso, passando pelo cuidado com os órgãos, até o diálogo com os familiares. ‘’É por meio da capacitação dos profissionais no Diagnóstico de Morte Encefálica e o acolhimento das famílias que obteremos resultados significativos para atender aqueles que aguardam por um transplante de órgãos no nosso Estado’, enfatizou Maria Machado.
Fórum
A equipe da CET-ES também participou, neste mês, do III Fórum Internacional do Sistema Nacional de Transplantes e do XXX Curso Estadual de Formação de Coordenadores Hospitalares de Santa Catarina. O evento teve como objetivo a importância da capacitação sobre a Política Nacional de Doação e Transplantes e as diretrizes para a elaboração dos Planos Estaduais de Doação e Transplantes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br