Sesa compartilha experiências de gestão da saúde capixaba com gestores da Paraíba
.jpg?v=638737569179976180)
A modernização que a nova gestão pública da saúde capixaba está implementando no Estado tem atraído os olhares de outros gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. O processo de inovação também tem gerado uma troca de experiências que soma ainda mais com práticas das secretarias de Estado da Saúde.
No início desta semana, o secretário da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, e o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, aterrissaram em terras capixabas para conhecer o novo modelo de gestão do Espírito Santo, em especial a Fundação Inova Capixaba e o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).
De acordo com Geraldo Medeiros, a experiência do modelo de gestão pública do Espírito Santo é uma referência que precisa ser multiplicada. “Viemos aqui para compartilhar dessa eficiente gestão, que tem uma visão social ampla do que é o SUS. Vários projetos nos chamam atenção e despertam interesse, mas a implementação da Fundação é o que já queremos levar para o nosso Estado, já que também entendemos que a gestão mista é mais equilibrada para o gerenciamento hospitalar. Meus cumprimentos a eficiente gestão do Espírito Santo, pois quem lucrará com essas mudanças será a população usuária do SUS”, ressaltou.
O secretário executivo da Paraíba, Daniel Beltrammi, reafirmou que é necessário buscar novas alternativas de gestão eficiente. “A visita ao Espírito Santo foi de importância superlativa para nos dar suporte neste momento de análises de novos modelos de gestão em saúde que a Paraíba tanto necessita. Buscamos novas alternativas que se convertam em ferramentas para que o Governo possa atender as principais necessidades em saúde dos paraibanos de forma efetiva e em tempo oportuno. O secretário Nésio e equipe acabaram de concretizar importantes passos nesta direção no Espírito Santo e poder vivenciar este rico aprendizado direto do nascedouro é fundamental”, declarou.
Para o secretário Nésio Fernandes, é necessário o compartilhamento na busca de modelos alternativos para o fortalecimento do SUS em todo o país. “É com muita satisfação que recebemos gestores do SUS para conhecer as inovações que estamos trazendo para a saúde capixaba no intuito de tornar a gestão pública mais eficiente. Vamos colaborar com o que for preciso para que implementem mecanismos similares aos nossos no Estado nordestino, e também aproveitar as experiências exitosas que eles possam nos agregar durante esse processo de compartilhamento. São experiências diferentes, mas desafios equivalentes na identificação dos melhores modelos de gestão dos serviços hospitalares”, pontuou Nésio Fernandes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643