25/12/2022 18h00 - Atualizado em 27/12/2022 15h22

Sesa conquista Prêmio Inoves 2022 na categoria “Ideia”

Qualificar o atendimento e o cuidado em urgências e emergências psiquiátricas. Com um projeto pioneiro voltado ao Serviço Único de Saúde capixaba, a Secretaria da Saúde (Sesa) é uma das vencedoras do Prêmio Inoves 2022, na categoria “Ideia”, com a proposta de desenvolvimento do projeto “Implementação do NESAM SAMU 192 como qualificação do cuidado às urgências e emergências psiquiátricas no Estado do Espírito Santo”. 

Promovido pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o Prêmio Inoves 2022 tem como tema “Somando soluções que transformam o presente”. Dos 259 projetos inscritos, 13 consagraram vencedores.

O projeto da Sesa foi elaborado por Jordana Silva, chefe do Núcleo Especial da Qualidade de Gestão, com a equipe da Rede de Atenção Psicossocial formada pelas servidoras Gabriela Bertulozo, Betsaida Moulin e Franciely da Costa, e em discussão técnica articulada com Alessandra Berton, gerente de Regulação do Acesso a Assistência à Saúde. 

“O objetivo do prêmio na categoria ‘Ideia’ é justamente propor projetos inovadores que ainda não foram implementados para criar processos ou serviços que possam agregar e potencializar benefícios tanto ao setor público, quanto à população capixaba. A implementação do Núcleo Especial de Saúde Mental com o serviço do SAMU 192 nasce com essa finalidade. É qualificar, humanizar e garantir o acesso e a continuidade às pessoas que precisam do cuidado de urgência e emergência psiquiátrica”, contou a coordenadora do projeto e enfermeira, Jordana Silva. 

Segundo a coordenadora, a proposta desenvolvida pela Sesa tem inspiração no modelo implementado no Distrito Federal, mas com objetivos específicos próprios de acordo com o cenário capixaba. 

Entre os objetivos estão a implementação do NESAM SAMU 192 com equipe multidisciplinar (médico psiquiatra, clínico com especialização em psiquiatria, psicólogo, enfermeiro e assistente social); implementação do Protocolo Estadual de Urgência e Emergência em Saúde Mental; oferta do atendimento humanizado, qualificado; e o acompanhamento (‘follow-up’) articulado com a Atenção Primária. 

“A Sesa tem trabalhado na formulação de uma política estadual com protocolo de atendimento de Urgência e Emergência da Saúde Mental a ser implementado em todo o Espírito Santo, que, concomitante ao desenvolvimento do projeto no próximo ano, poderá trazer importantes resultados, como a redução das internações, do sofrimento psíquico e a articulação de toda rede”, explicou Jordana Silva.

 

O que é o projeto

Intitulado “Implementação do NESAM SAMU 192 como qualificação do cuidado às urgências e emergências psiquiátricas no Estado do Espírito Santo”, o projeto tem por objetivo a implementação do Núcleo Especial de Saúde Mental no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) no Espírito Santo. O trabalho é realizado por uma equipe especializada em saúde mental e destinado ao atendimento às pessoas com quadro agudo de sofrimento psíquico, visando à oferta do cuidado mais humanizado e resolutivo para as urgências e emergência psiquiátricas. 

Como informa Jordana Silva, o NESAM SAMU 192 se destinará aos usuários da Rede de Atenção Psicossocial do SUS capixaba que apresentarem quadro agudo e agudizado de sofrimento psíquico, ou seja, que estiverem em crise de saúde mental e necessitarem de atendimento pré-hospitalar pelo SAMU 192.

“A ideia é implementar este Núcleo dentro dos processos de regulação e atendimento do SAMU 192 de modo a ofertar à população um cuidado humanizado, além do suporte aos familiares por meio do acompanhamento do caso (‘follow-up’), em articulação com as equipes da Atenção Primária do munícipio residente do usuário”, disse. 

Com a premiação do Inoves 2022, a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto recebe o investimento de R$ 30 mil disponibilizado por meio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), que será investido no processo de aceleração do mesmo, programado para 2023. 

“O desenvolvimento do projeto foi pensado para a implementação de toda a rede, uma vez que o SAMU 192 está presente em todos os municípios capixabas. Entretanto, iremos priorizar o fomento de um estudo-piloto a ser desenvolvido em 2023, a priori na Grande Vitória. O objetivo é implementá-lo em todos os 78 municípios que já têm o SAMU 192, por meio do projeto também inovador de regulação do acesso no nosso Estado, o SAMU para Todos”.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard