10/11/2017 11h41 - Atualizado em 10/11/2017 11h45

Sesa discute Plano de Ação Nacional em Resistência aos Antimicrobianos da Anvisa

Entre os dias 13 e 17 de novembro, a Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realiza a semana de conscientização sobre a prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos (drogas que têm a capacidade de inibir o crescimento de micro-organismos, indicadas, portanto, apenas para o tratamento de infecções microbianas sensíveis).  

Durante toda semana haverá divulgação do Plano Estratégico de Ação Nacional em Resistência aos Antimicrobianos nas redes sociais e sites oficiais dos conselhos de Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária e Farmácia. As ações são voltadas para profissionais e gestores da saúde. Entre essas ações que serão realizadas haverá uma capacitação para padronização do uso do Sistema Nacional para Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), objetivando padronizar o monitoramento das movimentações de entrada e saída de antimicrobianos comercializados em farmácias e drogarias.

Segundo levantamentos da Vigilância Sanitária da Sesa, o problema da resistência aos antimicrobianos é uma das maiores preocupações em saúde pública, pois gera uma série de consequências para toda a população como, por exemplo, o prolongamento de doenças, o aumento da taxa de mortalidade, o aumento no tempo de internação hospitalar e a ineficácia dos tratamentos terapêuticos e preventivos.

Em contrapartida, a segurança trazida por esses medicamentos alavancou a longevidade e a qualidade de vida humana.

Para o enfrentamento do problema, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) elaborou um plano de ação próprio, indicando seu papel nos esforços do país para prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos.

Nesse plano de ação estão expostas estratégias de diferentes campos da vigilância sanitária, como alimentos, serviços de saúde, laboratórios, entre outros. As atividades previstas nesse plano serão executadas até 2021.

 

Programação

13/11 (segunda-feira)

- Às 9 horas acontece a capacitação para padronização do uso do SNGPC – municípios da regional Vitória. Local: Centro Universitário – Salesiano.

- Às 14 horas acontece a capacitação para padronização do uso do SNGPC – municípios da regional São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Local: Centro Universitário – Salesiano.

14/11(terça-feira)

- Às 9 horas acontece para padronização do uso do SNGPC – municípios da regional da regional Colatina. Local: Centro Universitário – Salesiano.

16/11 (quinta-feira)

- Divulgação do Plano Estratégico de Ação Nacional em Resistência aos Antimicrobianos aos alunos do curso de Medicina, Odontologia, medicina Veterinária, Enfermagem e Farmácia. Local: Universidade de Vila Velha.

17/11 (sexta-feira)

- Conscientização da população com distribuição de panfletos explicativos. Locais: Terminais de ônibus da Grande Vitória.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard