20/06/2018 20h19 - Atualizado em 20/06/2018 20h20

Sesa discute regulação das redes de atenção em evento que celebrou 30 anos do SUS

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu na tarde desta quarta-feira (20), em Vitória, o Seminário de Governança das Redes de Atenção à Saúde: a Regulação das Redes de Atenção à Saúde. O evento fez parte da programação comemorativa promovida pela Sesa, que teve início pela manhã, para celebrar os 30 anos do SUS.

O seminário, que teve a participação de gestores dos níveis central e regional da Sesa, entre eles o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, e também de gestores municipais, contou com palestra do consultor em saúde pública Eugênio Vilaça Mendes, que é consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Pela manhã, Vilaça fez uma apresentação com o tema “O futuro do Sistema Único de Saúde – 30 anos do SUS”, e à tarde complementou fazendo uma palestra com um tema mais específico, “A Regulação nas Redes de Atenção à Saúde”.

Após a apresentação de Vilaça foram apresentados os planos de ação da Rede de Urgência e Emergência, da Rede de Atenção Psicossocial e da Rede de Atenção Materno-Infantil. A subsecretária de Estado da Saúde para Assuntos de Regulação e Organização da Atenção à Saúde, Joanna Barros de Jaegher, explicou que o objetivo da Sesa é colocar o paciente certo, no lugar certo, com o custo certo, uma proposta que é totalmente possível, na avaliação dela.

“Elaboramos uma oficina de governança das redes de atenção à saúde e hoje à tarde fizemos uma reflexão muito profunda sobre a regulação, um projeto que a Sesa está executando há quatro meses. A nossa proposta é possível. Primeiro tem que trabalhar dentro do conceito adequado, ter a direção adequada, ou seja, saber aonde se quer chegar e, a partir daí, construir o caminho, que é o que estamos fazendo. Estamos estruturando um complexo regulador único para o Estado, construindo também um termo de referência para que tenhamos um sistema de informação adequado, que dê conta dessa complexidade, que é muito alta”, detalhou a subsecretária, informando que no encerramento do seminário foram formados os grupos de governança das redes de atenção.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard