10/10/2023 10h00

Sesa e Prefeitura da Serra realizam ação de vacinação contra Covid-19 e Influenza na feira Exagerado

Para facilitar o acesso da população à vacinação, a Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, estará participando do evento Exagerado – uma feira de liquidação que acontece este mês no Pavilhão de Carapina, na Serra.

A Sesa estará com um estande no local onde serão oferecidas vacinas contra Covid-19 e influenza para a população em geral acima de 6 meses. As equipes de vacinação da Serra participam do evento nos dias 11 de outubro, das 15h às 20 horas, nos dias 12, 13 e 14, das 10 às 20 horas, e no dia 15, das 10 às 18 horas.

"A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Serra, em uma ação de vacinação, dentro de um evento que recebe um grande público, é uma estratégia que reforça a oferta de vacinas à população, o que é imprescindível para a saúde pública na prevenção de disseminação de doenças", explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Daniella Grilo.

"É bom poder aproveitar eventos com grande circulação de pessoas para conscientizarmos a população sobre a vacinação, dando oportunidade para que as famílias atualizem o esquema vacinal. Nós, na Serra, estamos sempre reforçando a importância das vacinas na prevenção de doenças com diversas ações para a população, seja durante a semana ou finais de semana”, disse a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra.

Aplicativo Gota Vida

Além disso, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) também estará realizando no estande da Sesa a divulgação da plataforma Gota de Vida, um aplicativo desenvolvido pelo instituto em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), lançada em junho deste ano.

“O aplicativo Gota de Vida é uma ferramenta digital direcionada à população que tem como objetivo promover o aumento do número de doadores de sangue e estimular a prática da doação de repetição, visando mitigar os períodos de escassez nos bancos de sangue da Hemorrede Pública Estadual. O aplicativo surge com o propósito de transformar a cultura de doação de sangue no Estado de forma intuitiva, por meio da tecnologia”, explica o pesquisador do ICEPi, Fábio Alvarenga.

A plataforma oferece diversas funcionalidades que garantem o melhor entendimento da população sobre os requisitos necessários para ser um doador de sangue, além de proporcionar uma experiência gamificada, que estimula a doação regular e também a captação de novos voluntários.

O sistema é similar a uma rede social, com mecânicas que incentivam a doação entre amigos e ainda conta com um espaço para divulgação de histórias inspiradoras e pedidos de doação de reposição.

Além disso, através do aplicativo, é possível agendar o dia e horário da doação, verificar o estoque de sangue de cada tipo sanguíneo, acessar um mapa com a localização de todos os pontos de coleta da hemorrede pública capixaba, assim como acompanhar a contagem regressiva para a próxima doação.

O que é necessário levar para se vacinar

É importante apresentar documento pessoal, CPF ou cartão do SUS no momento da vacinação. No caso da vacinação infantil, também é necessário levar o Cartão de Vacina da Criança. Dê uma olhada no seu cartão de vacina e não perca a oportunidade de completar seu esquema vacinal.

1ª dose: pessoas a partir de 6 meses;
2ª dose: pessoas que receberam a D1 de Pfizer, Covishield (Astrazeneca) e Janssen há 56 dias; pessoas que receberam a D1 de Coronavac há 28 dias; crianças que receberam a D1 de Pfizer pediátrica há 56 dias; crianças que receberam a D1 de Pfizer Baby (Pfizer pediátrica menor de 5 anos) há 28 dias;
3ª dose: crianças que receberam a D2 de Pfizer Baby (Pfizer pediátrica menor de 5 anos) há 56 dias;
1º Reforço monovalente: crianças de 3 e 4 anos que receberam Coronavac no esquema primário (D1+D2) e crianças de 5 a 11 anos que tenham recebido D2 há quatro meses; pessoas acima de 12 anos que tenham recebido D2 há quatro meses;
Vacina bivalente: pessoas acima de 18 anos que tenham recebido D2 ou algum reforço monovalente há pelo menos quatro meses; pessoas entre 12 e 17 anos pertencentes a grupos prioritários e que tenham recebido D2 ou algum reforço monovalente há, pelo menos, quatro meses.

GRIPE (INFLUENZA)
Toda a população acima de 6 meses de idade.

Serviço:
Local: Pavilhão de Carapina
Vacinação:
➡️11/10, das 15 às 20h
➡️ 12 a 14/10, das 10 às 20h
➡️15/10, das 10 às 18h

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Rachel Martins
rachelmartins@saude.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Mayra Scarpi